Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Para Cegos, Surdos e Ingratos...

Há dois anos numa reunião no pequeno auditório da Coordenação de Educação em Cruzeiro do Sul, a Deputada Federal Perpétua Almeida se reunia com as lideranças do esporte cruzeirense tais como presidentes de clubes, presidentes da Liga de Futebol, Secretário de Esportes e atletas.

A pauta: Solicitar da parlamentar uma emenda para reformar o Estádio "O Cruzeirão".

Eu também estava por lá. Não como esportista, mas como simples observador. Lembro que o sonho deles(esportistas) não ultrapassava a cota de 500 mil reais. 
Mas Perpétua foi além. E perguntou à platéia: Gente, por quê ao invés de ficar reformando um estádio velho, a gente não faz um estádio novo?

E colocou através de uma emenda parlamentar o primeiro milhão de reais no novo Estádio de Cruzeiro do Sul. 

Nascia ali, naquele momento,  naquela reunião, o novo Estádio de Cruzeiro do Sul. E hoje, prestes a ser inaugurado, o Arena do Juruá é a realização de um sonho de muitas décadas. 

É a possibilidade de apagar da memória um passado de enganação, e pilantragem, quando políticos mal intencionados até chegaram ao ponto de expor no hall da prefeitura a maquete de um estádio e a foto em que o Ministro dos Esportes (o Pelé, na época) liberava o dinheiro. 

O Arena é, ao contrário da referida maquete, obra de muitas mãos. Quase todos os deputados federais do Juruá, uns mais, outros menos, contribuiram com emendas para que chegássemos a quase inauguração. 
É por isso que digo: Êta, povo difícil, meu Deus...! Cego, surdo e ingrato.
A obra encontra-se na fase de acabamento de interior, cultivo de grama para plantio em cerca de 40 dias, cobertura das cabines e tribunas de honra e implantação do acesso ao estádio. "É uma obra à altura do povo do Juruá", disse o governador, agradecendo a presença dos desportistas. "Quero agradecer por vocês terem vindo, trazendo bons fluídos para cá", completou.

O governador constatou que as obras estão em ritmo acelerado, dentro da qualidade exigida pelo Estado e somente não serão entregues na data esperada de 28 de setembro, aniversário de Cruzeiro do Sul, por causa da grama. O tempo seco levou a empresa fornecedora da grama a desistir de trazê-la da região Sudeste e cultivar a planta em um viveiro construído especialmente para esse fim.

O sistema de dreno é dos mais avançados e já mostrou que funciona muito bem no período de chuva com o escoamento rápido da água de chuva, evitando acúmulo no gramado. A rega da grama é feita com aspersores embutidos que são acionados em horários programados. A rede está ao entorno de todo o campo e, de acordo com o secretário de Obras, Eduardo Vieira, é muito eficiente. "Se chover, imediatamente fica seco", explicou.

O gramado é semelhante ao europeu, mas no Acre há a vantagem do clima, situação que aliado à qualidade da grama selecionada, coloca o estádio entre os melhores da região norte. A Arena do Juruá integra um complexo de equipamentos em que se envolvem quatro convênios que somam mais de R$ 18 milhões.

A Arena do Juruá tem o mesmo padrão da Arena da Floresta, em Rio Branco, construída dentro das normas exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). O estádio conta com a proteção de um sistema de pára-raios dos mais modernos. No vestiário, os atletas têm à disposição uma piscina de hidromassagem e gramado sintético para aquecimento. O estádio conta com elevador adequado à portadores de necessidades especiais e a arquibancada contém medidas que atendem aos cadeirantes.

Projeto atende às mais novas regras da Fifa

A Arena da Floresta foi construída dentro de padrões internacionais e das regras da Fifa. A Arena do Juruá é diferente porque contempla o que há de mais atual nas regras das obras de futebol. O projeto foi elaborado pela mesma equipe técnica que idealizou a Arena da Floresta, assegurando semelhante qualidade para o gramado, inclusive. O espaço da Arena do Juruá - com belíssima vista para a floresta de buritizais que circunda a região -terá um local destinado à realização de grandes eventos, como exposições e shows. A capacidade da Arena deve ser de até 20 mil pessoas quando completadas todas suas fases. Nesta etapa, a obra da Arena do Juruá está gerando 115 empregos diretos.
Imagens e texto: Jornal Voz do Norte

Nenhum comentário: