Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Para que não nos esqueçamos...

 
Foi inaugurado na manhã de segunda feira (30/06) o “Monumento em memórias às vitimas do trânsito em Cruzeiro do Sul”. Idealizado pelo gerente da 1ª Ciretran no município, a construção do monumento contou com a parceria de diversas instituições públicas e privadas entre elas o Ministério Público, Poder Judiciário e empresas públicas e privadas.
Estiveram presentes no ato da inauguração, estudantes de escolas próximas, familiares de vítimas, além de autoridades civis, militares, religiosos, empresários e populares.

O monumento

Edificação simples, formada por 4 colunas de concreto, plantadas num pequeno jardim de uma pracinha ao lado da Av. Mâncio Lima, apresenta uma grande simbologia. Representa a vida interrompida, o desejo de um futuro que não pode se realizar, interrompido por um acidente de trânsito. É o ser humano que caminha e a violência no trânsito vai ceifando a vida, por isso o monumento, edificado na principal avenida de Cruzeiro do Sul, apresenta uma oportunidade de reflexão aos motoristas e pedestres do grande desafio que é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
 
que foi dito

“Nós temos que valorizar a vida, que cada cidadão se envolva com a segurança, que ele tenha maturidade quando for pegar a direção de um veículo, como também os pedestres e os ciclistas. O trânsito é corriqueiro em nossas vidas, mas a gente precisa ter um olhar especial e é isso o que o governo do Estado vem fazendo principalmente aqui. Nós temos que fazer a diferença e aqui sociedade está de parabéns pela responsabilidade que estão assumindo em prol de um trânsito mais seguro”.
Dra. Sawanna Carvalho, Diretora do Detran/AC

Houve uma redução significativa nas mortes no trânsito em Cruzeiro do Sul, mas ainda assim é maior que os índices de homicídios dolosos aqui na região. É um tema que instiga a todos, nos preocupa, mas temos a felicidade de ver reduzida ao máximo as mortes, isso graças ao trabalho de todos os profissionais do trânsito, principalmente ao trabalho da PM que desenvolve um trabalho junto com os agentes do Detran nas ruas através das blitz.  O Ministério Público é totalmente favorável às blitz em Cruzeiro do Sul tanto é que nós temos uma parceria e a ideia é que realizando este tipo de atividade nós consigamos reduzir ainda mais o número de acidentes e vítimas fatais no trânsito.
Dr. Iverson, Promotor de Justiça em Cruzeiro do Sul

“Os acidentes estão levando vidas que poderiam estar aqui. Depende de vocês jovens que estão aqui hoje, para que um dia não estejam aqui numa cadeira de rodas como eu ou até mesmo numa situação pior. Quero dizer a todos vocês que se conscientizem, não ingerindo bebidas alcóolicas ao dirigir. (...) então só depende de vocês jovens, pois tenho certeza que nenhum de vocês está habilitado para dirigir uma cadeira de rodas como essa aqui, eu me adaptei, consegui explorar os meus limites e conviver com a perda, mas será que vocês conseguiriam? Então, só depende de vocês.”
Maria da Glória, cadeirante, vítima de acidente de trânsito em 2001.


Nenhum comentário: