Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A injustiça ainda precisa ser denunciada e combatida. O mundo não vai melhorar sozinho. (Eric Hobsbawm)


Por aqui quase ninguém soube, mas ontem (01/10) faleceu em Londres Eric John Ernest Hobsbawm considerado por muitos o maior historiador da civilização ocidental. 

Eric Hobsbawm nasceu em Alexandria, no Egito em 9 de junho de 1917. Gostava de falar que sua vida, com maior ou menor proximidade, esteve entrelaçada aos principais eventos do séc XX (Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Crise de 29, ascensão dos regimes totalitários europeus, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, fim de URSS, e outros).

oi um historiador marxista de nacionalidade britânica, reconhecido internacionalmente. Ao longo da sua vida foi sempre um conhecido membro do partido comunista britânico.

Um de seus interesses foi o desenvolvimento das tradições. Seu trabalho é um estudo da construção destas no contexto do Estado-nação. Argumentara que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações.
Ver mais em Wikipedia

Nenhum comentário: