Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Essa minha mania de lembrar...


Por esses dias andei separando umas coisas para levar comigo na caminhada futura. Decidi entre coisas que julgo importantes ainda e coisas que não me serviriam. Jornais velhos, revistas velhas (tinha algumas Playboys, Placar, Globo Rural, Épocas, até Veja...)e entre o que descartei um jornal de 09 de fevereiro de 2009. 
Devidamente salvo da coivara, um “Voz do Norte” foi preservado, mas a curiosidade não me permitiu guarda-lo sem uma rápida olhada. 
Naquela semana a Prefeitura ainda era "cor de rosa" e as principais notícias eram:

A equipe médica do Navio Dr. Montenegro atendia em Rodrigues Alves.

Vera Bambirra era a Coordenadora da SEE no Juruá e anunciava o início do ano letivo para o dia 16.

O Corpo de Bombeiros iniciava um CFS para militares com 15 anos de serviço.
O Coordenador do Vestibular 2009 Prof. Dr. Gilberto Dalmolin anunciava que mais de 3.000 candidatos realizaram o exame sem imprevistos.

Adalberto Queiroz presidente da ASACINE (Associação Acreana de Cinema) disse que o Projeto Fazendo Cinema foi um sucesso.

Edvaldo Magalhaes, Presidente da Assembléia Legislativa, dizia: “Tião abre uma vereda nova na política nacional”, referindo-se a projeção que o senador alcançara com a disputa pela presidência do senado.

Marcelo Siqueira, articulista do jornal afirmava que: “A elite política do Juruá é a mesma há praticamente 30 anos”.

Mas a grande notícia daquela semana foi mesmo Otimismo e entusiasmo na primeira Sessão da nova Legislatura da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.

Com uma renovação de 90% (apenas um reeleito), a câmara prometia moralidade e fiscalização dos atos do executivo. Daqueles 10 notáveis, apenas dois estavam corrompidos (Celso que já fora vereador e Romário que milagrosamente se salvara do tsunami ZB) pelas velhas práticas. Pelo menos oito, até que o futuro viesse a mostrar o contrário, eram honestos.

Na pior das hipóteses, fosse uma partida de futebol o placar seria o seguinte: Prefeito 4 (Romário, Celso Lima Verde, Gilvan e Armando) oposição 6 (Edvaldo Gomes – PC do B, Franco Severiano - PT, Altemar Virgilio - PP, Luiz do Correio - PTN, Paulo Soriano - PDT e Ribeiro –PTN). Quanto a isso, para reafirmar essa oposição, Paulo Soriano foi escolhido como líder da bancada oposicionista e entregou à Mesa Diretora um documento com a assinatura dos seis para que não deixasse dúvidas quanto ao compromisso dos seus mandatos – o povo.

Na época, eu ainda era abestado, pensei: “Esse prefeito ta lascado..., vai perder todas...”

Ele, que estava presente na primeira sessão, prometeu entre outras coisas: “A minha meta é fazer uma administração transparente”. E mais: “Vou encaminhar à Câmara alguns projetos, entre eles o  que cria o PROCON no município. O PROCON está chegando para assegurar à população os seus direitos. Hoje não temos a quem reclamar das contas de luz e de telefone, dos abusos dos comerciantes”.

Pois é, o PROCON, que eu saiba, não se estabeleceu por aqui, mas a conta de luz, por conta de um desses projetos, foi aumentada, assim como o IPTU, a  taxa do lixo... Imagina se daria certo.

Nem me preocupei quando falou que não se preocupava com a oposição, que os projetos enviados à câmara seriam de interesse do povo. E como uma sentença, um vaticínio, uma certeza de que no futuro tudo se arruma, deixou escapar: “Eu duvido que algum vereador vai votar contra um desse projetos”.

E como no futuro tudo se arruma, eu duvido que alguém hoje ainda lembre disso, afinal, lá se vão 3 anos e 4 meses, e o tempo...

Essa minha mania de lembrar...

Um comentário:

Terra Náuas disse...

Relembrar é viver. povo q tem memória não é enganado duas vezes. parabéns por cumpri este papel