Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 13 de agosto de 2011

Digamos antes que é um homem honrado...

Não digamos de ninguém que é "matemático", "pregador", "eloqüente", digamos antes que é "homem honrado". Essa qualidade universal é a única que me apraz. (Blaise Pascal)

Inicio este texto com a citação de Blaise Pascal para dizer que há três dias o âncora do programa Juruá Notícias da TV Juruá não tem dado as caras na TV.

Ele continua aqui por Cruzeiro do Sul, mas é fácil saber que a presença de um grande jornalista na emissora inviabiliza o outro. Comparando mal (que Deus me perdoe pela comparação) é como o Flamengo, que não pode ter Ronaldinho Gaúcho e Adriano ao mesmo tempo. Ou então, em relação ao que chega, é como trocar 12 por meia dúzia. 

O âncora a que me refiro é o jornalista Rogério Wenceslau. Ouvi certa vez que um homem morre pelo que acredita. Teria sido isso que o fez pedir demissão (se é que teve tempo ou se é que pediu)?

Esteve aqui por uns três anos. Não frequentávamos os mesmos lugares e nas raras vezes que nos encontramos foi trabalhando em algum evento público. Assim, não sendo seu amigo(talvez por falta de oportunidade) estou isento de imparciais opiniões. Meu texto é de reconhecimento, apenas.

Rogério esteve numa emissora de Cruzeiro do Sul conduzindo um programa jornalístico que em nada ficava devendo em qualidade(de informação) a outros com a mesma estrutura. Na terra do fuxico...

No início, antes de julga-lo melhor, discordava da maioria das suas opiniões. Depois, com o tempo, percebi que se algo me induzia a ligar a televisão naquele mesmo horário e naquele canal era porque muito do que penso e acredito ele conseguia "materializar" na grade dos programas da manhã e do meio-dia.

Quando criticou, quando apontou erros, quando cobrou eficiência de determinados setores da administração municipal ou estadual, onde esteve errado?

A cobrança faz parte e quem não quiser ser criticado que não assuma responsabilidades. Seres públicos precisam e devem ser vigilantes, transparentes. Rogério criticava ou elogiava indistintamente, coronéis ou generais.

Cruzeiro do Sul perderá(para uma cidade mais digna eu espero) um grande profissional.
Percebi com o tempo que alguns setores melhoraram seus serviços e atendimentos. Não seria por medo de receberem uma cutucada?

Seus entrevistados sempre foram tratados com respeito, lembro que estive uma vez no programa Juruá Notícias (no dia 15de novembro de 2010 numa entrevista sobre "A Proclamação da República"). Mesmo sendo professor de História, tomei o cuidado de me preparar pois sabia que ele exigia dos seus entrevistados. Estava certo, por sorte eu tinha me preparado.

Assisti entrevistas suas em que o clima esteve pesado, e por quê? ou porque o entrevistado queria justificar o injustificável, que o apresentador pensasse de maneira igual a sua, ou porque quisesse apresentar o programa. Isso, nem Rogério nem ninguém que tenha dignidade pode aceitar. 

Continuarei telespectador do Juruá Notícias, tomando "café acreano" ouvindo "Trabalho e Cidadania", principalmente por respeito ao Mazinho, Erisnei, Daiana e Vanísia. Torcendo por eles, para que cresçam, que melhorem sempre mais, ocupando seus espaços, informando e informando bem. Que cresçam, mas que não cresçam muito a ponto de incomodar, e que a exemplo do Rogério Wenceslau não se curvem aos poderosos, ao poder econômico. Um homem vale quanto for honrado. Dentre tantos, Rogério é um homem honrado.

Nenhum comentário: