Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jurubeba Juruaense

Ontem à noite, estive de passagem lá pela Praça do Gamelão. De passagem mesmo, pois fui ao Cine Romeu assistir Tropa de Elite II. Não pude deixar de observar as luzes do “natal”. Já estava arrumando cavacos para tocar fogo na presepada quando recebi a atualização do Jurubeba Juruaense. Reproduzo aqui o belo texto do acadêmico de Jornalismo Jairo Nolasco. É uma joia.

Do "aUto" da soberba ele nos deu a luz de natal

(foto e legenda: site AC24horas.com)

Segundo a legenda da imagem, Vagner "ascendeu" as luzes. Incrível. Sempre desconfiei do poder alquimista do nosso serelepe prefeito. Mas desta vez ele se superou. Deixou de ser alquimista para ter o poder transcendental. Não é para qualquer um ascender às luzes. No máximo que um ser humano comum consegue é acendê-la, acionando um interruptor. No entanto, na mente fértil de quem produziu a ancoragem é possível ao Mestre dos Magos cruzeirense superar esse limite.

No início as luzes divinas orientaram os reis magos para o local do nascimento do menino Jesus, o Messias. Na era moderna, o natal é iluminado por luzes artificiais com  objetivo principal de se vender uma imagem, pois tudo é mercadoria. Essas luzes que ofuscam as luzes naturais das noites estreladas, evidenciando a nossa Cegueira Branca denunciada por Saramago. Antes as luzes das estrelas anunciaram Jesus, O Messias. Em Cruzeiro as luzes artificiais  pretendem anunciar outro messias, pelo menos no sobrenome: Sales, o Messias  _ a despeito do mesmo dizer que em seu sangue não correria o sangue do seu primo Orleir, o outro Messias.

A derrapada gramatical antológica do "jornalista" responsável pela legenda, demonstra a verdadeira intenção por trás da retórica foto: luz artificial para disfarçar o obscurantismo no qual a atual administração municipal mergulhou, por medidas atrás de medidas (êpa!) que desagradaram os munícipes. Nosso Sales, o Messias pretende subir além das luzes. Espero que não se machuque. Vai que a Eletrobrás resolva nos premiar com outro dos constantes e recentes apagões, no momento em que o nosso Midas, estiver em seus devaneios passeios? Sem a energia da usina as luzes artificiais não se sustentam e as luzes das estrelas não suficientes para sustentar a conotação. A escuridão do coração triunfará. O tom azul da camisa ficará menos intenso, ao contrário do tombo.

Jesus, O Messias, que não precisava de luzes artificiais, afinal Ele era a própria luz, teve o poder de ASCENDER aos céus. Sales, que não quer (por motivos eleitoreiros) ter parte com os Messias, conseguiu no máximo acionar o interruptor e ACENDER as suas luzes artificiais. E para isso utilizou o polegar opositor, condição física que explica cientificamente o porquê da superioridade tecnológica do homem sobre outras espécies. E haja luz sob o palanque e sobre o povo.

Nenhum comentário: