Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 8 de maio de 2010

Hoje na História


Há 37 anos, falecia em Cruzeiro do Sul o Bispo emérito Dom José Hascher aos 82 anos de idade.

Sobre seu caráter, ouvi certa vez a seguinte frase: “Era um santo”.

Foi um dia de comoção em Cruzeiro do Sul. Naquele dia, Dom Henrique Ruth, então bispo, escreveu em seu diário: 

“08. V. 73 -  Um dia feliz e ao mesmo tempo de (sic) tristeza. Vieram enfim as Irmãs destinadas para trabalhar entre os leprosos acompanhadas pela incansável Madre Sabina. Que a sua vinda seja salutar para os nossos queridos doentes. “Morreu Dom José. 

Seu falecimento ocorreu hoje às 17:15 em seu domicílio no Colégio (Instituto) Santa Terezinha. Duas horas antes tinha recebido a Unção dos Enfermos na presença de Dom Henrique, Pe. Egon, Pe. Carlos, Pe. Henrique Pohlen, que um pouquinho antes tinha chegado da Alemanha, Pe. Orlando, e das Ir. Dominicanas (que cuidavam dele).

Estas palavras escrevo às 2 horas da madrugada. A noite é lindíssima. O céu estrelado como só noite de junho. As luzes ainda acesas em consequência do fato. Tudo silêncio. A única zoada que se escuta são as marteladas com que o Willi* está fazendo o caixão do nosso bispo morto. Que a sua alma descanse em paz.” (Diário da Diocese/Czs 1976-1975)

*Willian Peter Keulen – Seu Willi era um alemão marceneiro que trabalhava na Prelazia.

Nenhum comentário: