Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A gasolina aumentou e eu lembrei do Chico Papagaio...

Hoje, 17/04, Cruzeiro do Sul amanheceu com uma notícia desagradável. Na calada da noite, os donos de postos de combustíveis "coincidentemente" decidiram aumentar os preços. 

Para quem duvidava que o setor era administrado por um cartel, bastou circular pela cidade e verificar que todos os postos mexeram nos preços. Coincidência? Se você acredita, me desculpe, mas lhe falta um mínimo de inteligência. Duvido, e o aumento é uma espécie de provocação.

Justamente agora que a  população, parte da imprensa, os vereadores e as classes de taxistas e mototaxistas pressionaram o Ministério Público, a Petrobrás e os donos de postos de combustíveis a apresentarem explicações sobre a diferença do preço praticado em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. justamente agora.

Depois da manifestação social, da pressão, os donos de postos reduziram os preços em 1 centavo. Isso mesmo, UM CENTAVO. O que há alguns meses estava cravado em R$3,70 baixou para 3,69 até hoje.
  
Só pode ser uma provocação, "um fazimento de pouco" (como diria um conhecido meu), como cheguei a ouvir na entrevista de um gênio da Associação Comercial, em duas frases: "é a lei da procura e da oferta"...e mais adiante: "gaza Deus a inflação no Brasil aumentô, pa ninguém dizê que nóis tamo explorano a população". É freud (com a pronúncia correta), meu amigo...

E por que me lembrei do Chico Papagaio? Lembrei porque um dia desses, num dos nossos rápidos bate-papos, ele me falava da cortada que deu em um certo deputado federal acreano que é especialista em pegar carona no trabalho e na fama dos seus colegas parlamentares.

Segundo o Papagaio, tendo em maldita hora apoiado a eleição do pária, e depois de vê-lo se gabar nos meios de comunicação de andar pressionando o presidente da Eletrobrás para reduzir a conta de energia elétrica dos consumidores acreanos, e perceber que a cada tal "pressionada" na empresa, a sua conta de luz sempre dobrava, o encontrou por acaso e preparou a deixa para o tema "energia elétrica". 

Lambanceiro como sempre foi logo dizendo:
_ Papagaio, pode ficar tranquilo, esta semana vou apertar o presidente da Eletrobrás para... 

Aí o Papagaio atalhou: 
_ Pois é deputado, eu queria mesmo era lhe pedir para o senhor não falar mais com ninguém sobre energia elétrica, pois sempre que o sr. fala a minha conta de luz dobra. Fale mais não... pelo o amor de Deus!

Derrubou o indivíduo do salto, e depois disso, que eu me lembre a conta de luz não aumentou mais...
   

Nenhum comentário: