Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Há 50 anos, Edith passou.

11.10.1963 - Em Plascassier na França, aos 47 anos, morria Édith Giovanna Gassion ou simplesmente Édith Piaf. 

É a maior cantora francesa. Sua vida, nada rosa, permeada de tragédias, se refletiu e norteou sua obra. (Ver BIOGRAFIA).
Pela arrebatadora interpretação da "La Marseillaise" (Hino da França) já bastaria para torná-la imortal e reconhecida, mas sua obra foi muito além. 

Aqui no Brasil, "Hino ao Amor", uma das suas canções mais famosas, foi cantada por artistas como, Dalva de Oliveira, Núbia Lafayete, Altemar Dutra, Maysa, Gilliard, Agnaldo Timóteo, Wilma Bentivegna e tantos outros.

Piaf e sua obra se fizeram presentes em diversos filmes, inclusive em filmes de guerra (o Resgate do Soldado Ryan, por exemplo). Mas a canção de Piaf que me faz ir busca-la em tão longa data é "Non je ne regrette rien", de 1956. 

Abaixo, duas brillhantes interpretações: A primeira é do filme "La Môme"(2007) de Olivier Dahan, com Marion Cotillard no papel de Piaf. A segunda é de Cassia Eller.


Um comentário:

Metamorfose Ambulante disse...

Excelentes escolhas! Uma grande atriz, premiada com o Oscar por esta interpretação, e uma grande cantora com interpretação maravilhosa!