Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Era peixe na biqueira, sim!

Talvez nem tivesse completado 10 anos e já perdia tempo com contemplações da natureza. Por um tempo achei que fosse meio aluado. Gostava de olhar o céu, admirava o pôr do sol, e quando chovia... olhar e sentir cheiro de chuva. Ainda hoje, gosto de ver e ouvir chuva caindo.

Hoje, por acaso, descobri que não sou louco, não completamente. Veio-me à memória aquela chuva rápida, pesada, relampeada e trovejada de mais de 30 anos atrás que me colocaria em situação dificílima na escola quando pela manhã todo metido a cientista anunciei ter observado algumas piabas que caíam da biqueira da casa durante a chuva.

Logo na aula de Ciências... Pqp, e ainda por cima a imbecil da professora me odiava (e hoje eu tenho certeza que ela tinha razão de não suportar aquele menino “metido a índio” que insistia em ler mais do que ela e, portanto ter sempre um exemplo pronto sobre qualquer assunto).

Na noite anterior o marido deve ter sojigado e obrigado ela a alguma coisa, pois estava até sorrindo e limitou-se a dizer:

- Antonio, (eu odiava quando alguém me chamava assim, pois Antonio era o nome de santo e tinha ido parar no meu apenas por um acidente de nascimento) pare de fazer piada e preste atenção na aula! Por sorte ninguém tinha coragem de rir na aula da infeliz, mas depois...

Nunca mais falei sobre essa loucura de ver piabas caindo do céu, e só hoje, por acaso achei uma explicação científica sobre o assunto. No site http://sohciencias.blogspot.com
Veja:

Peixes caem do céu
Já houve registros de chuvas incomuns. Um dos fenômenos mais estranhos de precipitação é a chuva de peixes. Obviamente, ela não ocorre da mesma maneira que a chuva normal, em que o processo principal é a formação de nuvens a partir da evaporação d'água. Rara, a chuva de peixes é causada pela passagem de um tornado por um rio ou lago. A força da tormenta é tão grande, que a age como um aspirador gigante que suga muita água e tudo que estiver contido nela. Então a tromba d'água - nome dado a este tipo de tornado - movimenta-se até perder sua força até perder sua força e e desaba em forma de tempestade, fazendo chover água e peixes.
 Não são somente peixes que caem do céu. Há muitos relatos de rãs e sapos que caem do céu. Aliás, chuvas de animais são relativamente comuns, e ocorreram várias vezes ao longo da história. Os mais comuns que caem do céu são rãs e peixes, e certas vezes pássaros. Em raras ocasiões os animais sobrevivem à queda. Os sobreviventes mais comuns são os peixes. Mas normalmente os animais morrem congelados e vem completamente cerrados em blocos de gelo, o que significa que viajaram grandes distâncias e em altas altitudes a temperaturas abaixo de 0ºC.

Nenhum comentário: