Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Salvem as mangueiras de Porto Walter!!!

Fui informado há pouco por diversas pessoas de que a prefeitura de Porto Walter pretende derrubar as três mangueiras centenárias de Porto Walter para construir uma praça.

Estive ali na semana passada e realmente observei um arremedo de praça que estão construindo na borda do barranco. Estive também na Escola Borges de Aquino conversando com os alunos sobre o livro que pretendia lançar em 2012 sobre a História de Porto Walter. Poderei antecipar o lançamento, mas não pretendo, não por esse motivo.

Prometi também não me envolver com política na localidade, mas poderei voltar atrás.

É uma idiotice tão grande que mesmo conhecendo idiotices até maiores vindas de certos prefeitos do Juruá, me recuso a acreditar. É demais.

As três mangueiras em questão (duas alinhadas e outra mais acima) foram plantadas por volta de 1910 pelo Cel. Absolom Moreira. Não incomodam ninguém, não causam prejuízo, não ameaçam a vida de ninguém. Estão penduradas no barranco há mais de 100 anos, por onde uma rua jamais passará e nem assim se justificaria sacrificá-las.

Derrubar mangueiras de mais de 100 anos é assinar um atestado de burrice. Será uma forma idiota de entrar para a história. 

Sei que minha preocupação valerá muito pouco aqui neste espaço, mas por enquanto é o mínimo que posso fazer.

Por enquanto, mas pretendo viver muito tempo, muito tempo, para escrever e reescrever a HISTÓRIA DE PORTO WALTER, quantas vezes foram necessárias para dizer aos que virão que certos administradores portuwaltenses derrubaram árvores centenárias.

Abaixo, uma foto das mangueiras (a da direita já teve parte das raízes arrancadas).

Nenhum comentário: