Fui informado há pouco por diversas pessoas de que a prefeitura de Porto Walter pretende derrubar as três mangueiras centenárias de Porto Walter para construir uma praça.
Estive ali na semana passada e realmente observei um arremedo de praça que estão construindo na borda do barranco. Estive também na Escola Borges de Aquino conversando com os alunos sobre o livro que pretendia lançar em 2012 sobre a História de Porto Walter. Poderei antecipar o lançamento, mas não pretendo, não por esse motivo.
Prometi também não me envolver com política na localidade, mas poderei voltar atrás.
É uma idiotice tão grande que mesmo conhecendo idiotices até maiores vindas de certos prefeitos do Juruá, me recuso a acreditar. É demais.
As três mangueiras em questão (duas alinhadas e outra mais acima) foram plantadas por volta de 1910 pelo Cel. Absolom Moreira. Não incomodam ninguém, não causam prejuízo, não ameaçam a vida de ninguém. Estão penduradas no barranco há mais de 100 anos, por onde uma rua jamais passará e nem assim se justificaria sacrificá-las.
Derrubar mangueiras de mais de 100 anos é assinar um atestado de burrice. Será uma forma idiota de entrar para a história.
Sei que minha preocupação valerá muito pouco aqui neste espaço, mas por enquanto é o mínimo que posso fazer.
Por enquanto, mas pretendo viver muito tempo, muito tempo, para escrever e reescrever a HISTÓRIA DE PORTO WALTER, quantas vezes foram necessárias para dizer aos que virão que certos administradores portuwaltenses derrubaram árvores centenárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário