Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Deixa assim mesmo..

Para não atrasar ainda mais o Acre, voto 55.

Votarei pela manutenção do horário. Porque não sou de pegar corda de gente infame e que estudou menos que eu. Que politiza tudo, mesmo as coisas onde a política não se aplicaria.

Deus não criou horário nenhum. Assim como a política, os governos, os sistemas econômicos, as religiões, o calendário, e as ciências, tudo isso é criação humana.

Aos pobres argumentos de que o dia deve começar com o nascer do sol, eu desdenho da falta de conhecimento  geográfico desses coitados e pergunto: O Deus que fez os pólos norte e sul se esqueceu de fazer dias de 12 horas? Lá, pelo pouco que sei de geografia, um dia pode durar seis meses. 

Politizaram a questão do horário e por isso, acredito (com grande pesar) que voltaremos ao horário antigo. 

Sou acreano e cruzeirense e posso falar o que penso em relação às nossas idiotices e bestagens. Ora, por essas e outras é que quando ouço as lamentações de alguns quanto a viver num lugar atrasado, longe, ermo, "esquecido", eu nem tenho pena. Acho é pouco. 

Há mais de cem anos, quando nos apartamos da Bolívia  pedimos que o Brasil nos adotasse, decidimos que seríamos brasileiros. O Brasil nos aceitou. Nos aceitou em termos, porque duvido que um cidadão brasileiro lá da região sudeste viva feliz em saber que por aqui, 10.000 votos elegem um deputado federal, enquanto eles... O caso é gravíssimo. Todos os votos do Acre não daria para eleger um palhaço como o Tiririca. 

Sempre reclamamos de discriminação... Temos motivos para tanto? Ou nós mesmos temos feito de tudo para que o Brasil nos olhe meio atravessado? 

Com o novo horário, temos a oportunidade de nos integrarmos de vez ao Brasil, de nos aproximarmos mais. Não nos distanciemos. 

O Acre irá se desenvolver um dia. Se optarmos pela volta do antigo horário (o "horário de Deus", no dizer dos analfabetos em geografia) daqui a vinte anos (se muito) volveremos ao debate e veremos o quanto fomos idiotas nos distanciando quando deveríamos ter nos aproximado.

Portanto, para não atrasar ainda mais o Acre, voto 55, pela manutenção do nosso horário atual. 

Quanto a você que politizou a questão e ficou impedido de um melhor juízo se deixando levar pelo Seu Flaviano, faça o que quiser, é problema seu, é problema nosso... 


2 comentários:

Evandro Ferreira disse...

Prezado Franciney, o editor deste Blog deu espaço para vc. fazer considerações acerca do referendo. Espero que o Editor deste Blog também me dê o direito do mesmo espaço:

“Votarei pela manutenção do horário. Porque não sou de pegar corda de gente infame e que estudou menos que eu. Que politiza tudo, mesmo as coisas onde a política não se aplicaria.”

Não seja preconceituoso. Nem todas as pessoas com pouco estudo são infames. E o oposto é verdadeiro também. Quanto a não politizar a questão do voto no referendo, infelizmente você, eu e todos os seres humanos, somos, além de humanos, seres políticos, pois vivemos em sociedade e nessa condição é impossível prescindir da política. Ademais, quem propôs a mudança do nosso horário foi um político e quem propôs o referendo era político também.

“Deus não criou horário nenhum. Assim como a política, os governos, os sistemas econômicos, as religiões, o calendário, e as ciências, tudo isso é criação humana. Aos pobres em argumentos de que o dia deve começar com o nascer do sol, eu desdenho da falta de conhecimento geográfico desses coitados e pergunto: O Deus que fez os pólos norte e sul se esqueceu de fazer dias de 12 horas? Lá, pelo pouco que sei de geografia, um dia pode durar seis meses.”

Acreditar que deus criou isso e aquilo é uma questão pessoal. Muita gente acha que foi Deus que deu a inteligência para o homem fazer e construir o que construiu até hoje. Sem Deus será que o homem existiria?

“Sou acreano e cruzeirense e posso falar o que penso em relação às nossas idiotices e bestagens. Ora, por essas e outras é que quando ouço as lamentações de alguns quanto a viver num lugar atrasado, longe, ermo, "esquecido"...

Não acho que o Acre é esquecido e ermo. O avanço das comunicações (internet, TV via satélite, avião a jato) está tornando a distância física entre as cidades algo irrelevante. Nos bancos se faz praticamente tudo em máquinas de auto-atendimento. Até mesmo de casa. Temos representantes no Congresso que são expressão nacional, como Marina, Tião e Jorge Viana.

“Com o novo horário, temos a oportunidade de nos integrarmos de vez ao Brasil, de nos aproximarmos mais. Não nos distanciemos.”

Está comprovado que fuso horário não é razão de atraso econômico e cultural de nenhuma nação. Qual o país mais poderoso do mundo? O EUA. Em sua porção continental eles estabeleceram, desde 1918, 4 fusos horários. Enquanto em Nova Iorque são 12h, em Los Angeles são 9h. E nem por isso Los Angeles é mais atrasada, isolada e pobre do que Nova Iorque. Portanto, maior integração econômica e cultural é dependente de contexto social e econômico. Avançar a hora não garante avanço nesses campos. “Aproximar” o Acre dos centros mais desenvolvidos só transportando-o e colocando o mesmo ali nas proximidades de São Paulo...A distância geográfica que nos separa do resto do país é inexorável, imutável.

“O Acre irá se desenvolver um dia. Se optarmos pela volta do antigo horário (o "horário de Deus", no dizer dos analfabetos em geografia) daqui a vinte anos (se muito) volveremos ao debate e veremos o quanto fomos idiotas nos distanciando quando deveríamos ter nos aproximado.”

O que você quer dizer com ‘analfabetos em geografia?’ Até onde sei, em TODOS os livros e mapas de geografia o território acreano tem mais de 80% de seu território localizado no 5º fuso, por isso vivemos durante 97 anos, a 2 horas em relação a Brasília. Esta é a hora mais certa.

Além disso, precisamos votar no 77 para corrigir uma aberração da hora atual:

- O Acre é o único lugar do Brasil onde se dá BOM DIA quando ainda é noite e BOA NOITE quando ainda é dia.

Evandro Ferreira

Antonio Franciney disse...

Caro Evandro,
Como vês, seu comentário foi postado, assim como todos os comentários bem fundamentados e respeitosos. Obrigado pela contribuição.
É mais uma oportunidade para que os visitantes do blog possam decidir.
Valeu.