Importante data na bela história da Igreja Católica no Juruá bem lembrada pelo meu padrinho Padre Jorge.
Trata-se do aniversário de 30 anos da ordenação episcopal (ordenação de bispo) e 61 anos de sacerdócio de Dom Luís Herbst.
Dom Luís Herbst é bispo emérito (aposentado) da Diocese de Cruzeiro do Sul. Nasceu em Bardenberg-Würselen perto de Aachen na Alemanha em 23 de novembro de 1925.
Dando forma ao meu mais recente e apaixonado projeto (um livro sobre a História de Porto Walter e a Igreja Católica no Juruá), entrevistei Dom Luís em duas oportunidades.
A entrevista serviu-me para afastar os temores sobre a decisão de ser historiador. A entrevista de duas horas aprox. mostrou-me um cidadão amável e compreensivo, pelas suas palavras pude concluir que Porto Walter é a sua grande paixão, pois foi para lá que
“Em 52, recém ordenado padre em Knechtsteden/Alemanha, pelo mês de dezembro, mesmo sem falar português, a convite do então Padre Henrique Ruth, partiu do porto de Marselha na França já com destino à Paróquia dirigida pelo amigo de seminário – A paróquia era Nossa Senhora da Conceição em Porto Walter.” (História S. de PW – em construção)
Ficará em Porto Walter até junho de 1967 quando chamado outra vez por Dom Henrique (agora bispo) transfere-se para Cruzeiro do Sul para tornar-se Vigário Geral da Prelazia. É desta sua passagem pela antiga Vila Humaitá ou Porto Walter que se contruiu ali uma das mais belas igrejas de toda a Diocese. A Igreja de Porto Walter justifica uma foto.
A imagem de Porto Walter - Para onde as objetivas convergem quando se busca uma lembrança.
Treze anos depois de sua transferência de Porto Walter é ordenado Bispo Coadjutor da Prelazia do Alto Juruá.Em 1988 (07/12/1988), com a aposentadoria de Dom Henrique Rüth e a elevação da Prelazia à categoria de Diocese, tornar-se-á o primeiro Bispo Diocesano de Cruzeiro do Sul.
A foto: Dom Luís e eu na porta da Casa Paroquial construída nos primeiros anos de sua chegada à Porto Walter.
Renuncia em 2001 e após um breve período de férias, em 2002, reassume a Paróquia de Porto Walter 35 anos depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário