Ontem recebi uma ligação da Professora Alexandrina Félix. Alexandrina é professora universitária e cruzeirense como a maioria dos poucos leitores deste blog. Socializava uma preocupação - a podridão do esgoto da cidade a quem chamamos de Boulevard.
E citou uma frase de "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. "...por fora bela viola, por dentro pão bolorento".
Assim é Cruzeiro do Sul, uma sepultura caiada, uma cidade que no discurso do prefeito "está pronta para o futuro" e "sem desafios para o novo mandato".
Em reportagem à TV Juruá o repórter Erisnei Mesquita denunciou que ESGOTO NO CENTRO AFETA COMÉRCIO E RESIDÊNCIAS.
Estamos a uma semana do Natal e como sempre "há quatro anos na história desse 'meu' município" foi armada diante da catedral uma enorme árvore de natal formada por "UM MILHÃO DE LÂMPADAS" (foi o que falaram na inauguração. Superfaturamento de pisca-piscas, será?).
O Natal organizado na Praça do Gamelão é uma bela viola, símbolo da hipocrisia e da idiotice tropical. Papai Noel é invenção do capitalismo, última tentativa no ano dos ladrões roubarem o nosso 13º salário (em 2012 eles vão se lascar... pois o 13º se vier é lá pra depois).
Papai Noel é um duende barbudo que com sua indumentária ridícula no calor dos trópicos não passa de uma trapaça, um engodo.
Uma bela viola... mas a 250 metros dali o Igarapé Boulevard, o esgoto da cidade rola por alguns degraus e escorre para o Juruá.
O Boulevard é o sistema de esgotamento sanitário mais eficiente em Cruzeiro do Sul, uma obra que os prefeitos se orgulham de ter recebido da geografia.
Se na Antiguidade todos os caminhos conduziam a Roma, em Cruzeiro do Sul, toda a bosta é conduzida ao Boulevard. Só que a bosta fede e diluída incomoda os comerciantes, mas infelizmente não chega ao Gamelão.
Ali, no Gamelão, os pais podem posar com o Papai Noel, fotografar uma árvore de natal de "UM MILHÃO DE LÂMPADAS" e 18 metros de altura.
O cinismo e a hipocrisia são tamanhos que a palavra francesa "boulevard" que alude a "um tipo de via de trânsito, geralmente larga, com muitas pistas e dividido nos dois sentidos, geralmente projetado com alguma preocupação paisagística. (ver wikipédia), aqui é um esgoto e uma redundância de lascar: Avenida (boulevard) Boulevard (avenida) Thaumaturgo...
Assim é Cruzeiro do Sul, "pronta para o futuro" e "sem desafios" Por fora, bela viola, por dentro pão bolorento.
Um comentário:
Combatente!!! FALOU E DISSE MARUJO... Rapaz!! Ainda tem isso aí, é??
Postar um comentário