A vitória do Corinthians diante do Chelsea colocou finalmente o clube entre os campeões do mundo, mas algo esteve diferente nas comemorações do título. Os corintianos estavam lá, mas o comportamento foi diferente.
Surpreendentemente não houve invasão de campo como o mundo temia. Na última quarta-feira vimos cenas lamentáveis de violência e invasão de campo por parte de marginais no Morumbi durante a comemoração do título da segunda divisão da libertadores.
No Japão a coisa foi diferente. Não houve gandula escondendo bola, segurança armado ameaçando os adversários no vestiário, ninguém que não fazia parte do jogo dentro de campo, nada que pudesse envergonhar o vencedor do jogo.
A diferença não está no torcedor (afinal as torcidas de São Paulo e Corinthians se equivalem em quase tudo), mas na organização do evento.
Uma torcida que se autodenomina "bando"já provou do que é capaz em matéria de irracionalidade e irresponsabilidade (aliás aqui vão alguns sinônimos para bando: quadrilha, corja, gangue, caterva, cáfila, facção, horda, hoste, magote, malta, súcia e outros).
Temos muito o que melhorar até a copa do mundo.
Não boto muita fé, mas ainda temos um ano e meio (meu Deus!).
Para não arriscar passarmos um vexame pela falta de organização sugiro que façamos a copa do mundo do Brasil no Japão ou na África.
Só para garantir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário