Em Cruzeiro do Sul o litro de
gasolina bateu os R$3,50. E em todos os postos do município, e na mesma
madrugada. Parece que foi combinado e se foi está claro a formação de um
cartel. A prática configura crime contra o sistema financeiro.
Mas você sabe o que
é CARTEL? É bom saber para pelo menos morrer mais tranquilo. Que nos roubem,
mas pelo menos roubem um povo que tem consciência que está sendo roubado.
A definição abaixo é do site
Wikipédia e servirá para ajudar as
inocentes autoridades de Cruzeiro do Sul na investigação do caso. Surpreendente, escandaloso e nojento.
Punir os responsáveis será a coisa mais fácil. Afinal, no capitalismo não existe
coincidências, como explicar o mesmo aumento dos combustíveis em todos os postos do
município na mesma noite?
Cartel é um acordo explícito ou
implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas
de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação
coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços
dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
A formação de cartéis teve início
na Segunda Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX.
Cartéis normalmente ocorrem em
mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e
normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um
monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa.
Cartéis são considerados a mais
grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e
restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
Ao artificialmente limitar a
concorrência, os membros de um cartel também prejudicam a inovação, impedindo
que novos produtos e processo produtivos surjam no mercado. Cartéis resultam em
perdas de bem-estar do consumidor e, em longo prazo, perda de competitividade
da economia com o um todo.
Segundo estimativas da
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os cartéis
geram um sobrepreço estimado entre 10 e 20% comparado ao preço em um mercado
competitivo, causando prejuízos de centenas de bilhões de reais aos
consumidores anualmente.
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