Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 29 de setembro de 2013

Dona Carmélia...

Quando cursava História pela UFAC tive a oportunidade de conhecer Dona Carmélia. 

Era na ocasião a parteira "das antigas" mais famosa de Cruzeiro do Sul. Estava em plena atividade, inclusive com uma paciente em casa (do Bairro da Olivença, se não esqueci). 

O nosso trabalho de pesquisa exigia pesquisa com as parteiras e lá fomos nós (Adriana que é neta e facilitou as coisas, Profº Nascimento, Tânia Pereira, Suiane Silva e eu). 

Assim, foi com alegria que vi publicado no site G1 uma bela reportagem de Genival Moura sobre essa heroína anônima. Compartilho.

Aos 88 anos, parteira já trouxe mais de duas mil crianças ao mundo.

sábado, 28 de setembro de 2013

Cruzeiro do Sul nasceu na Boca do Moa
POR ARQUILAU DE CASTRO MELO


Cruzeiro do Sul comemora 109 anos de fundação neste sábado (28).  A cidade foi, provisória e inicialmente, instalada no local denominado de Invencível, na confluência dos rios Juruá e Moa (Boca do Moa). Ali, o seu fundador, o marechal Gregório Thaumaturgo de Azevedo, fez construir algumas barracas em madeira cobertas de palha, `a margem direita do Rio Juruá, para acolher militares e servidores civis  destacados para servir ao Departamento do Alto Juruá .

Foi no Invencível,  por exemplo, que no dia 12 de setembro daquele ano -16 dias antes de fundação oficial de Cruzeiro- que se instalou, numa barraca, o foro do Distrito do Alto Juruá,  tendo como juiz o magistrado Fernando Luiz Vieira Ferreira, em solenidade da qual tomaram parte várias autoridades, dentre as quais o próprio marechal Thaumaturgo.

No dia 28 de setembro de 1904, no mesmo dia de inauguração da cidade, Thaumaturgo baixou decreto transferindo-a da Boca do Moa para a localidade Centro Brasileiro aonde aconteceu a solenidade.  Em discurso, Thaumaturgo, vigoroso defensor da extinção da escravidão no Brasil, explica por que escolheu a data:

 “Hoje, data também memorável, anniversitaria de um grande facto político-social, alcançado depois de gloriosa luta intellectual (...)no parlamento do imperio pelo(...)da saudosa memória, (...)Maria da Silva Paranhos, (...)deliberei decretar a fundação sede permanente da Prefeitura a que consta o nome de “Cruzeiro do Sul”, para commemorar  n’esta data o anniversario da inesquecível lei n. 2040 de 28 de setembro de 1871 e em honra do imortal feitor dessa grandiosa lei.”

A Lei  2040 é conhecida como a lei do Ventre Livre, promulgada em 28 de setembro de 1871, assinada pela Princesa Isabel, que considerava livre todos os filhos de mulher escrava nascidos a partir da data da lei.  Ela foi um marco para a futura abolição da escravatura, que ocorreu somente em 1888.

Mas mesmo depois de fundada, como capital do Departamento do Alto Juruá, cujo território se estendia até o hoje município de Feijó, Cruzeiro do Sul tinha apenas o status de vila. Somente depois de quase dois anos, em 31 de maio de 1906, é elevada à condição de cidade, pelo seu fundador ao argumento de que já tinha “proporções superiores às de uma Villa e até às de muitas cidades do interior do Brazil”. Eis o decreto:

Um homem de caráter

Thaumaturgo nasceu no estado do Piauí. Era engenheiro, bacharel em matemática, bacharel em direito e galgou todos os postos do Exército Brasileiro até chegar ao posto de marechal. Foi secretário da Comissão de Limites entre Brasil e Venezuela, governador dos Estados do Piauí e Amazonas e prefeito do Departamento do Alto Juruá. Seus biógrafos, invariavelmente, o classificam como homem honrado, inteligente e enérgico.

O diplomata português Manuel Fran Paxeco, que foi secretário do Departamento do Alto Juruá, na gestão de Thaumaturgo, em uma obra intitulada “Um Homem de Caráter”, nos diz um pouco de como era o marechal:

 “Não nos iludimos. O Dr. Thaumaturgo é um homem de caráter – em toda a extensão da palavra. A sua energia no castigo dos bandoleiros que por aqui têm aparecido ficará gravada em caracteres de fogo nos anais da República da Amazônia...”,

De fato, a história registra vários momentos em que Thaumaturgo deu provas de seu patriotismo e de sua virilidade. Logo que tomou posse como prefeito cuidou de expulsar “à bala” os peruanos que instalaram uma alfândega para cobrar impostos, principalmente da borracha, na foz do rio Amônea.

Quando convocado pelo governo federal para demarcar a fronteira do Brasil com a Bolívia, antes Revolução Acreana, Thaumaturgo recusou o convite argumentando que a demarcação como se desenhava iria prejudicar milhares de brasileiros que exploravam o corte da seringa. Por esse ato de insubordinação foi punido pelo Exército.

Thaumaturgo estava sempre envolvido em polêmicas. O insuspeito historiador e jornalista Craveiro Costa, que foi secretário de educação na gestão de Thaumaturgo, relata que os prefeitos dos departamentos eram arbitrários e violentos, mas que ele “foi um prefeito honesto e trabalhador, com que atenuava as suas violências...”.

Com a experiência que adquirira como governador dos Estados do Piauí e Amazonas planejou toda a cidade prevendo ruas e avenidas largas, praças públicas, um museu e até mesmo um planetário. Instituiu uma caixa de previdência estabelecendo impostos que deveriam ser recolhidos por aqueles que explorassem o trabalho de índios menores de idade. Criou uma lei trabalhista para reger as relações entre os seringalistas e seringueiros e regulou o livre trânsito dos regatões através dos rios, contrariando os interesses dos seringalistas que entendiam ter a posse dos rios que cortavam seus seringais.

O fundador da capital do Departamento do Alto Juruá, bem assim como os demais prefeitos designados na ocasião para administrar os dois outros Departamentos (Alto Purus e Alto Acre), como era então dividido o território, tinham amplos poderes para escolher, inclusive, os nomes das cidades. O general Siqueira de Menezes, do Departamento do Alto Purus, resolveu homenagear um amigo e também militar dando o nome de Sena Madureira, à capital do Departamento do Alto Purus. Thaumaturgo foi mais feliz com Cruzeiro do Sul.


Arquilau de Castro Melo é desembargador aposentado

Imagem: Google Earth

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Espionagem

Fonte: Blog da Mary

Será o presídio mais caro do mundo.

Um desembargador do Amazonas teve um lampejo de genialidade e descobriu o fogo. A ideia: Transformar a Arena da Amazônia depois da Copa do Mundo de 2014 em um presídio. 

Orçado em mais de 600 milhões, será o presídio mais caro do mundo.

Veja a pérola AQUI 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Qual é a sua letra?

Pesquisando por aí, encontrei uma definição interessante quanto à época em que crescemos.

Descobri que nasci na geração "X",  e você? Vejamos:

O que é Geração Y:

Geração Y, é a geração das pessoas que nasceram após os anos 80, são as pessoas conhecidas também por serem chamadas de geração do milênio ou geração da Internet, que surgiu exatamente por essa época.

A geração Y é conhecida por ser uma geração que vivenciou muitos avanços tecnológicos, crescimento de diversos países, que acabaram tornando-se potências mundiais. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores, vários tipos de jogos, e muito mais.  Por terem esse contato todo com a tecnologia, acabaram ficando conhecidos por serem pessoas folgadas, distraídas, insubordinadas e superficiais, em sua grande parte.

A Geração Y também é conhecida por ter grande ambição, e é normal encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente, porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente.

As empresas, sempre interessadas com o tipo de público que querem atingir, fazem diversas pesquisas de mercado para saberem qual o produto que a geração Y está interessada, como eles querem ser atendidos, o que eles estão procurando,  pois é um público geralmente muito exigente, sempre antenados em novas tecnologias e novos produtos. A geração Y é um público ávido por inovações, querem ter sempre a televisão mais moderna, o smartphone do momento, todos os produtos mais tecnológicos possíveis.

Em contrapartida, a geração Y também ficou conhecida por ser a geração mais preocupada com o meio ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles estão muito interessados em deixar um bom lugar para seus filhos viverem.

Geração X, Y e Z

Geração X, Y e Z são conceitos sociológicos que caracterizam pessoas que nasceram em diferente alturas. A Geração X consiste em pessoas que nasceram no final dos anos 60 até o início dos anos 70; a geração Y é composta por pessoas que nasceram nos anos 80 (apesar de alguns autores incluírem nesta geração pessoas que nasceram no final da década de 70); a geração Z é representada por pessoas que nasceram na década de 90. Cada geração é influenciada por diversos fatores que influenciam a cultura da sua época (como a tecnologia, desenvolvimento econômico atual do país em questão, etc) e por isso têm formas distintas de viver e pensar.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Um Tribunal de princípios

Perdeu  Merval Pereira, perdeu Reinaldo Azevedo e seus reinaldetes, perdeu Eliane Cantanhêde, perdeu Arnaldo Jabor,  perdeu o PIG, Veja, Folha de São Paulo, Estadão, O Globo.  Venceu a Justiça, venceu o Estado de  Direito. Venceu o Brasil!
Continue lendo AQUI

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

No Dia da Amazônia...

No Dia da Amazônia poderia ter ilustrado minhas aulas com "Amazônia" de Roberto Carlos, mas preferi KORUBO: MORIR MATANDO, dos produtores Jorge Sanches Gallo e Luis Miguel Domínguez (ver abaixo) por uma razão simples. A espécie humana sem retoques, o homem em estado natural, despojado do supérfluo, em perfeita harmonia com a natureza. Vale a pena conferir.  


domingo, 1 de setembro de 2013

Isso a Globo não mostra, e se você não viu...

Depois de admitir (e nem precisava) que colaborou com o Golpe Militar de 64 (veja o editorial), a Rede Globo tem se contorcido para abafar os protestos contra ela mesma.