Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Para não guardarmos um silêncio bastante parecido com a estupidez...

Justiça afasta perito que atestou a velocidade do veículo que o filho do todo-poderoso, mega, multibilionário Eike Batista dirigia quando matou um ciclista no Rio (Veja AQUI). 
Provavelmente, para agradar, o perito deveria ter calculado a "velocidade que o ciclista desenvolvia no momento em que atropelou o pobre empresário". 
Esse é o Brasil... Um país de corruptos e corruptores.  
  

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Benzoilmetilecgonina agouti paca. Tragicômico...

É o que dá o indivíduo não se atualizar. Veio na cidade fazer a "quinzena" e entrou em cana.
Já se arrumando para subir no rumo de casa ouviu um cabra dizendo que ali no canto da praça havia um rapaz vendendo umas "paquinhas". Pela carne ou por amor à natura, resolveu adquirir uns quilos ou um casal para criar em casa. 
Foi quando os "home" chegaram...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O homem que não matou ninguém, mas...



Era pelo início de janeiro de 1989 e as poucas coisas que funcionavam no Estado andavam obscuras. Lá pelas bandas da fronteira tinham assassinado um sindicalista e os assassinos tinham se entocado pelo mundo para não serem pegos. Dos assassinos apenas seus nomes e as fotos.
Foi nesse momento que um cruzeirense inocentemente entrou nas catracas numa operação policial.
Estava de férias na capital, “playboysando” como se diria hoje, envergando uma calça de linho e uma camisa de mangas longas da mais fina viscose, sapato social brilhando mais que lombo de pão doce e só para completar o estilo, um Ray-ban originalíssimo adquirido no Beco do Mercado.
Com voo marcado para o dia seguinte resolveu aceitar o convite de um amigo e dar uma chegadinha em Cobija para comprar uns presentes para a turma que alimentava saudades por aqui.
Tudo certo, apesar do sacolejo e das dificuldades de uma estrada de barro, sorte que o tempo andava bom e as chuvas tinham dado um tempo.
Tudo certo até quase entrar na cidade, a poucos quilômetros do antigo aeroporto Presidente Médici.
Lá estava uma blitz, não uma blitz comum, daquelas em que o guarda verifica os documentos do motorista e ainda deseja boa viagem, mas uma daquelas pente-fino, onde o motorista e todos os ocupantes do carro tem que sair escorar nele com as mãos pra cima, ser corrigido e ainda abrir o bagageiro e as sacolas para ver o policial revirar tudo.
O Opala apesar de velho, se encontrava em dias até com a Vigilância Sanitária, o amigo motorista também, o que temer? Além disso, não era homem de andar armado e como o que traziam era legal...
E tudo certo mesmo, até o momento que o desgraçado de um cabozinho ridículo, com um bigode de "espana gapó"(diz-se de bigode à moda de Saddan Hussein ou bigode de foca), cismou com a foto na sua carteira de identidade de funcionário civil do 7º BEC. (foto abaixo)
O bigode de foca chamou um sargento e ai a coisa foi subindo, esquentando, demorando, chegando ao ponto de um major, vindo sabe-se lá de onde, lhe dar voz de prisão sob a acusação de assassinato sob o qual recaía um mandado de prisão.
_ Assassinato? Major, só pode ser brincadeira ou vocês tão me confundindo com alguém, eu nunca matei ninguém, olhe o meu nome ai no documento...
_ Pois é, o seu documento complica mais a sua situação, você tá tentando sair do Estado com uma identidade falsa. Você é o assassino do Chico Mendes...
Duas ligações, primeiro uma para o comandante do exército local e outra para Cruzeiro do Sul desfizeram o enrasco, mas pense no rolo!
Infeliz semelhança física que o confundia com o criminoso do sindicalista assassinado semanas antes.

Um ponto a mais ou a menos, o causo, pensado (ou ocorrido) para homenagear um amigo meu, cabra bom, uma figura chamado Durval Vieira que do outro lá, o matador, só tinha a aparência física.  
As fotos, do ano passado, foram autorizadas pelo próprio, assim como a brincadeira.

Adeus Irmão Juruá


Dia 17.02.13 a “Expedição Belarmino Mendonça” comandada pelo Cel Hiran Reis chegou a foz do Juruá.
Iniciada na Foz do Breu em há dois meses( a descida iniciou dia 18.12.2012) teve como objetivo principal percorrer o Rio Juruá em toda a sua extensão no lado brasileiro.

O trecho abaixo é parte da última postagem do seu blog DESAFIANDO O RIO-MAR já em Tefé-AM.

"Concluindo agora minha saga pelo Rio mais sinuoso do mundo só tenho a agradecer a todos que de uma maneira ou outra colaboraram para que atingíssemos nosso objetivo. Tivemos desde o início o apoio fundamental do Exército Brasileiro através da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé, AM, e seu 61º Batalhão de Infantaria de Selva, Cruzeiro do Sul, AC, do 2º Grupamento de Engenharia representado pelo 5º Batalhão de Engenharia de Construção, Porto Velho, RO, 7º Batalhão de Engenharia de Construção, Rio Branco, AC e 8º Batalhão de Engenharia de Construção, Santarém, PA. No Acre e no Amazonas fomos apoiados pelas Polícias Militares desses Estados. Gostaríamos de agradecer particularmente ao Capitão PM Moura e Sgt PM Antônio (Vieira Silva) que nos apoiaram em Cruzeiro do Sul e Porto Walter, ao Tenente PM Rodney, em Ipixúna, Tenente PM Ricardo em Eirunepé, Sargento PM Barbosa em Itamarati, Tenente PM Alain em Carauari e Tenente PM Jesus de Juruá. Além destas Instituições fomos assistidos pelos irmãos maçons de Eirunepé e Carauari liderados pelos veneráveis Ir:. Francisco Djanir e Santiago, respectivamente, pelo Sr. Armando Athos Rebelo de Medeiros Filho do Instituto Mamirauá e pelo empresário Abraão Cândido em Ipixúna."

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A melhor crítica sobre a Igreja Católica e o Papa.


OS JORNALISTAS E O PAPA (Por Carlos Brickmann)

Este colunista não entende a polêmica a respeito das necessidades da Igreja Católica. Com seus dois mil anos de vida, com mais de um bilhão de seguidores, a Igreja sabe perfeitamente do que precisa para continuar sua jornada, e pode dispensar palpites de quem mal sabe a diferença entre um báculo e uma hóstia. Os cardeais são selecionados pela inteligência, conhecimentos, visão política, capacidade de articulação (pois, se não a tivessem, não chegariam lá). Quantos poderiam enfrentar cardeais num debate?

A Igreja Católica, Apostólica, Romana, é o que é; quem não a aprecia, quem discorda de seus ensinamentos, não é obrigado a segui-la. Se o cavalheiro acredita que o fenômeno da transubstanciação é impossível e não existe, não é católico; se não acredita nos ensinamentos de Jesus, católico não é. Exigir que a Igreja se transforme para atender aos anseios de cada um para então segui-la é excesso de soberba.
Caso não queira segui-la, ou siga apenas alguns de seus ensinamentos e dogmas, tudo bem, é questão de escolha pessoal. Este colunista, como judeu, acompanha o debate teológico da Igreja Católica à distância, apenas para estar informado. Se a Igreja desaprova o uso da camisinha e rejeita o casamento entre pessoas do mesmo sexo, é questão da Igreja, e não influi nem sobre o comportamento nem sobre a opinião do colunista. Ler textos em que pessoas se consideram perseguidas pessoalmente por ser homossexuais ou por ter feito um aborto e exigem que a Igreja mude para atendê-las é muito cansativo, incompreensível.
A Igreja, certamente, não deve interferir na vida civil, tentando impor suas ideias a quem não seja católico ou não queira segui-las; que emita normas religiosas, para quem as aceita, sem querer adaptar a suas teses as leis de um Estado laico. E quem quiser viver sem levar em conta as ideias da Igreja que seja livre para fazê-lo, independentemente da opinião do papa, dos cardeais ou dos bispos.
Por isso é difícil entender os partidos pró-Bento 16 e contra Bento 16 que proliferam nos meios de comunicação - há textos em que o ódio à Igreja transparece, como um que reclama daquele fio de fumaça negra quando o novo papa não foi eleito e o fio de fumaça branca quando o novo papa é escolhido (na opinião do comentarista, isso contribui para a poluição e deveria ser eliminado).
Que cada um siga seu caminho, pronto. Aliás, este colunista vai ainda mais longe: há corrupção no Vaticano? Deve haver, claro: uma organização deste tamanho dificilmente estaria imune aos pecados do mundo. Mas este é um problema do Vaticano, não de quem esteja de fora. Como dizia um jornalista de alta linhagem, o José Carlos Del Fiol, que foi subsecretário de Redação da Folha por muitos e muitos anos, se o dinheiro não é seu nem meu, por que vamos nos preocupar com ele?
Deve haver corrupção, deve haver pessoas da mais alta hierarquia envolvidas com atos antissociais, deve haver gente insuspeitíssima cometendo crimes (aliás, numa organização que teve o papa Borgia e sobreviveu a ele, por que pessoas hierarquicamente inferiores não teriam deslizes de menor ou maior gravidade?)
Há, claro (e muitos casos já foram revelados publicamente), inúmeros e horrendos episódios de pedofilia -e não é pagando indenizações, como tem ocorrido com frequência, que se obterá o esquecimento desses crimes. É com julgamentos civis, condenações aos culpados, tudo associado à perda de prerrogativas eclesiásticas.
Mas a Igreja Católica não teria sobrevivido durante tanto tempo se fosse apenas isso: é também uma fonte de fé para muitas pessoas, é também um exemplo de apreço à cultura, às artes e às letras. Música, escultura, pintura, arquitetura, tudo da melhor qualidade, nasceu em função da Igreja Católica; foram monges católicos que, enclausurados em seus mosteiros, copiaram obras clássicas e permitiram que chegassem a nós.
Não gosta do papa? Continue não gostando. Não gosta da linha da Igreja? Não a siga. Acredita em outra divindade? Sem problemas. Discorda do celibato dos sacerdotes? Não queira ser sacerdote - deixe esta função para quem aceite as normas disciplinares a ele impostas. Mas gastar o papel tão caro de jornais e revistas e desperdiçar a paciência do consumidor de informação por achar que uma instituição com dois mil anos de idade e um bilhão e meio de seguidores tem de se adaptar às suas preferências pessoais, convenhamos, é meio muito.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"Aqui tem um bando de loucos, morro por ti corinthians!!!"

Acidente ou não, o caso de ontem a noite em Oruru na Bolívia, joga o Brasil outra vez na berlinda. Logo no país da Copa...

Há tempos, torcer pelo seu time e ir a estádios deixou de ser um programa de família. As torcidas, assim como o crime parece que foram as únicas entidades a se organizar no Brasil. Deu no que deu, e como se não bastassem os exageros e a violência presentes na maioria dos nossos estádios, agora exportamos a violência e a agressão.

E por acidente ou não, uma criança boliviana, de uma torcida "inimiga" do Corinthians na noite de ontem, morreu vítima de um canhão disparado do meio da torcida brasileira.

O verdadeiro torcedor não deve ser confundido com bandido, mas quando uma torcida se autodenomina "bando de loucos" é no mínimo preocupante. Por quê não um bando de apaixonados, de pacifistas? A loucura é tanta que alguns gostam de dizer que "Deus é Fiel", numa referência não a fidelidade de Deus para com quem é justo, alguém que é decente, que não abandona a fé, mas para dizer que Deus é corintiano...

Durante o mundial de clubes no final do ano passado teve torcedor corintiano vendendo a casa e deixando a mulher e os filhos com a sogra para poder comprar a passagem para o Japão e demonstrar "sua paixão" e sua loucura. 

Se o elemento vende a própria casa com a família dentro, se ele morre por um clube de futebol, imagine o amor que ele deve ter pelos outros...

Aos verdadeiros corinthianos, amigos meus, incapazes de ferir um "inimigo" que eles nem conhecem, que jamais farão parte de um "bando", seja ele qual for, a minha solidariedade neste momento em que os mau intencionados aproveitam para generalizar. 
Não duvido nada que nos próximos jogos do corinthians as torcidas adversárias façam coro: Assassinos, assassinos!!! Isso não é bom.

Aos bandidos, presentes em todas as torcidas do mundo, o meu repúdio.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Outro olhar sobre o "noticiário verde"

Criei a expressão "noticiário verde" para dizer que concordo com as opiniões expressas no vídeo abaixo. Trata-se de uma entrevista ao repórter Leandro Altheman. 
Nela, Leandro desnuda alguns pré-conceitos impostos pela grande imprensa. 
Não deixe de ler os comentários, se atendo ao sobrenome no perfil de um dos comentaristas. Certos "ódios" são tão óbvios...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Se fosse o Lula, heim?

Não estou aqui querendo satanizar quem gosta de uma manguaça, tampouco sendo hipócrita de achar pecado um ex-presidente tomar uma cervejinha.

O cara já tem mais de 80 anos, já foi quase tudo na vida, está de folga mas já pensou se o entrevistado fosse o Lula?

Esse não é um post contra a bebida ou pela moralidade. 
É um post pela igualdade de tratamento a ex-presidentes. Os financiadores do PIG (Partido da Imprensa Golpista) adoram satanizar Lula e ver malícia até na fada madrinha.

Fosse o Lula a Globo produziria até um Globo Repórter sobre o alcoolismo, mas não foi...
  

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

No "melhor carnaval do Acre", muita chuva e bêbados mijando em qualquer lugar.

Ainda bem que a "multidão" convidada e esperada de todos os lugares do Acre e do mundo para o carnaval de Cruzeiro do Sul não apareceu por aqui.

Sinceramente, não perderam nada, só muita chuva e a visão dos bêbados mijando em qualquer lugar. 

Um evento para "trinta mil pessoas" deveria ser pensado levando em conta a quantidade de cerveja que os alcoólatras consomem.

Veja os vídeos abaixo (depois eu compro uma câmera de vergonha): 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Um bom papa de transição.

Quando em 2005 o Cardeal Ratzinger assumiu o controle da Igreja Católica o mundo o olhou com reservas, principalmente pela idade avançada. 
Pesava muito também o fato de estar sucedendo um papa pop que era um verdadeiro astro da mídia, possuidor de um carisma pessoal impressionante. 
Eu mesmo o olhei com reservas, mas hoje, ao tomar conhecimento de que renunciará dia 28/02 percebo que estava enganado ao tê-lo como "antipático".
Para quem não "ia muito com a cara dele" sempre ficou a esperança de que Joseph Ratzinger pela idade seria um papa de transição. E foi. 
Num momento de grande turbulência da igreja católica (que se via diante de temas polêmicos como casamento gay, pedofilia, e outros) a igreja escolheu o seu melhor teólogo para "levar porrada". Bento XVI os enfrentou e convocou os fiéis a os enfrentarem com coragem, muitas vezes suas ações e palavras até podem ser contestadas, mas não se pode dizer que Bento XVI foi um papa medroso.    
O motivo de sua renúncia, divulgado em todos os sites - Suas forças físicas o impedem de exercer a plenitude do seu cargo. 
Por isso renuncia e se recolherá em um mosteiro até que se lhe completem os dias. Isso é dignidade. 
Sobre esse recolhimento e essa dignidade diante da limitação física, seja pela idade avançada, seja pela gravidade da doença, parece ser uma característica do povo alemão. Justifico com o exemplo de humildade e coragem de três religiosos alemães que serviram/servem em Cruzeiro do Sul. Dom Henrique Ruth, Dom Luis Herbst (o outro, fica para outra oportunidade).      
Tomara que seu sucessor tenha um caminho bem mais fácil de percorrer.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Cruzeiro do Sul nos anos 80

A imagem foi pescada no site Princesinha do Juruá e é uma oportunidade de rever um pouco do centro da cidade. Alguns detalhes da imagem: 
Alguém queria "Aluízio Bezerra para governador";
Fuscas, Brasílias, Kombis e Chevrolet's Caravam SS 1978 compunham a frota de táxis;
O asfalto estava chegando ao centro da cidade;
Ainda existia na saída do Beco do Mercado um restaurante chamado "Garfo de Ouro".

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Malafaia é profeta do ódio

Entre as maiores polêmicas da semana está a entrevista do pastor Silas Malafaia à Marília Gabriela. De sua pretensa fortuna divulgada na revista Forbes, dízimos, participação na política e sua definição do que é homossexualidade.

Durante os 45 minutos de entrevista, o que se vê é um profeta do ódio. Ódio a tudo que vai de encontro à sua interpretação da Bíblia.

É bem verdade que também existe preconceito contra evangélicos e religiosos de forma geral. Mas também é fato que boa parte dos pastores (padres também) alimenta ódio religioso e todo o tipo de preconceito. Tudo envolto num discurso que parece ter sido elaborado na Idade Média.

Com o argumento de que "ninguém nasce gay", Malafaia prolifera uma "guerra santa" contra homossexuais. O mesmo raciocínio de argumento vale sobre a fé. Ninguém nasce cristão – seja católico ou evangélico – budista, mulçumano ou portador de qualquer outra crença.

Sobre a baboseira dita por Malafaia sobre nascer gay, o geneticista Eli Vieira Cambridge, no Reino Unido, desconstruiu cada argumento do pastor em um vídeo lançado no Youtube - clique aqui.

Malafaia ainda faz um malabarismo argumentativo com a Constituição para justificar a agressão a homossexuais. Violência verbal, preconceito não são liberdade de expressão. É crime!

A deturpação da História da humanidade é algo sem comparação. Parece um "resumão" dos editoriais dos "jornalões" se estes escrevem para todo o planeta e desde o início dos tempos.

Malafaia ainda tem o disparate de acusar o islamismo de "radicalismo horroroso".

Sobre a participação política de evangélicos, ele usa o ateísmo como justificativa para ação antilaicidade do Estado. Estado laico não é Estado ateu. Ateísmo nem é religião. "Se ateus podem atuar na política, evangélicos também podem", afirmou o pastor.

É verdade, todos podem e devem atuar na política. Mas não podem querer construir um Estado teocrático. Sob qualquer vertente religiosa. Essa é a prática da bancada evangélica no Congresso. E a influência da religião atrapalha e desvirtua debates como a legalização do aborto no Brasil e a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Para piorar a "guerra santa" contra o que eles chamam de heresia, estão entrando com força nos meios de comunicação. Burlando inclusive, concessões já dadas. O Canal 21 da Bandeirantes é o melhor exemplo. 22 horas de seu horário é sublocado à Igreja Mundial que segundo a Folha de São Paulo comprou a CNT e o próprio Canal 21.

O próprio Malafaia detém um espaço pago em canais de televisão no Brasil.

Não existem programas de TV do Candomblé ou Umbanda; ou islamismo, ou judaísmo. Se bem que a Globo é judaico-cristã. Não no sentido filosófico e sim atendendo aos interesses dos judeus de Israel e a Igreja Católica.

Se a pregação em massa de valores religiosos, quaisquer que sejam eles, quaisquer que sejam as religiões, através de concessões públicas, não for uma transgressão ao caráter laico do Estado brasileiro, nada mais é.
As pessoas têm o direito de ter e cultivar uma religião e isso é ponto pacifico, mas o Estado é para todos, independentemente da fé. E isso só se garante com o laicismo do Estado.

O deus que Malafaia prega é um deus do ódio, do preconceito e da segregação. Esse deus, assim como Malafaia, não devem ser louvados, e sim postos no limbo.

Por Cadu Amaral