Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 30 de janeiro de 2011

"DE FRENTE COM A EMPREGADA"

Ainda dá tempo. Hoje às 20:00h no Teatro dos Náuas acontecerá a última das três apresentações da comédia "DE FRENTE COM A EMPREGADA".

A peça, dirigida por um renomado diretor do circuito nacional, terá participação do maior nome do humor acreano - Jorge Luiz, o Véio Zuza.

Venda de ingressos no Supermercado Super Econômico.

Vá lá, ainda dá tempo!!!

"Quando se perde um amigo, vemos como não tínhamos tempo para o que importa."

Durante um mês fiquei aguardando alguém de Guajará se pronunciar sobre a partida prematura do Robkler. 
Muitos comentaram a tragédia, mas não era uma notícia policial, muito menos fotos do cadáver onde quase se poderia ver seu sangue jorrando  (um jornal fez essa maldade).
Pois bem, agora seu amigo Leandro Rogério publica em seu Blog uma justa homenagem ao guerreiro de Guajará sob o título E QUANDO SE PERDE UM GRANDE AMIGO...  

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ciretran faz fiscalizações em Cruzeiro do Sul
A notícia publicada no site Agência de Notícias do Acre talvez justifique (em parte) minha ausência no blog.
Na medida do possível continuaremos juntos e tomara que com mais novidades e maior frequencia.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

João Cândido, o "Almirante Negro" esteve no Acre.

Foi com grande surpresa que descobri essa informação no Blog do Ednei Muniz. Já estou atualizando meus conhecimentos sobre a chamada Revolta da Chibata. Pelo conteúdo, é um blog que eu indico aos amigos.

Clique na foto e veja a matéria completa:

 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quem for tatu que cave, quem for macaco que trepe...

Urubus voltam à paisagem de Cruzeiro do Sul
Pescada no site vozdoacre.com a matéria ilustrada com algumas fotos do flagrante são de deixar qualquer um cidadão envergonhado.
Clique no link e confira.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bienvenue, Haïtiens!

Acre é rota para a entrada de haitianos no Brasil.
A notícia publicada no site oficial do Governo do do Acre (link acima) me causou uma certa preocupação. Não é a presença dos haitianos que me preocupa. Fico tenso ao imaginar algum caso de xenofobia contra esses irmãos já tão combalidos pela catástrofe.
Não, não haverá intolerância. Dentro das possibilidades, nós, o povo acreano, saberemos acolher os que baterem a nossa porta.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Força, Chico!

Há semanas o gênio do humor Chico Anysio se encontra internado em estado gravíssimo. Enquanto isso, a poderosa Rede Globo silencia. Por quê será?
Domingo passado sua maior concorrente, a Rede Record, exibiu uma extensa reportagem sobre o artista no programa Domingo Espetacular.

Chico Anysio segue internado sem sedação, segundo boletim médico

domingo, 9 de janeiro de 2011

Naquela época não havia cerol...

O sempre antenado estudante de jornalismo e blogueiro Jairo Nolasco abordou um tema mais que pertinente por esses dias de férias. Linhas de papagaio com cerol. Pois é, Jairo, quem diria que uma simples brincadeira pudesse ser tão ameaçadora, heim? Pois é...

Naquela época não havia cerol. Nossos papagaios tinham uma tecnologia simples: Duas folhas de caderno, duas talas de palha (que arrancávamos do galinheiro) e um pedaço de linha zebra roubada da máquina de costura da mãe. Uma folha seria para o corpo e outra para a rabiola rasgada em espiral. O problema é que como éramos muitos a roubar linha da bobina da máquina, o roubo de linha se tornava um grande prejuízo (pelo menos para nossa mãe).

Como os monstrengos eram desprovidos de aerodinâmica não havia vento possível que os fizesse empinar e ganhar linha (que sempre era curta pelas dificuldades já referidas). O jeito era sair correndo para fazê-lo subir as alturas (que nunca ultrapassava o telhado de nossa casa).

Mas isso já faz muito tempo e por isso mesmo, sem ressentimentos, posso afirmar e provar (por depoimentos dos meus contemporâneos) que jamais soltei um papagaio.

Hoje os papagaios mudaram o nome. Quer dizer, trocaram de nome. Naquela época pipa era papagaio e papagaio era louro, falava e nem era crime ter em casa. Para a maioria ainda é papagaio e pronto.

Pois bem, os papagaios de hoje perderam a inocência. Ensinados a confeccionar até em algumas escolas se tornaram máquinas de matar. As linhas são preparadas com cola e um pó de vidro (formando o cerol) e tem uma única finalidade – cortar e derrubar (ou torar na gíria dos vagabundos) outros papagaios. O problema é que tais papagaios derrubados levam consigo enormes pedaços de linha com cerol que podem degolar pessoas. É um absurdo. Como pode um pai permitir que seus filhos passem o dia pelas ruas empinados papagaios e armando guilhotinas? E se fosse só crianças... O maioria desses soltadores são adultos.

Meu Deus, como pode um homem se prestar a um papel desses? Vagabundos, pelas ruas, de cara pra cima, seus gestos de fazer os papagaios subirem muito se assemelha a um movimento masturbatório. Quando uma pipa cai, tais vagabundos se lançam em disparada pelas ruas para o resgate ou captura sem respeitar limites. Saltam muros, cercas, trepam em árvores, invadem propriedades, extrapolam todas as regras.

Por isso soltar pipa com cerol é crime previsto no Código Penal. O enquadramento pode se dar pelos artigos 121, 129, 163 e 132. O art. 121, por exemplo, é HOMICÍDIO. Ver mais em: Aspectos jurídicos da utilização do cerol em linhas de pipas

Pais vagabundos, irresponsáveis, que não se preocupam com a vida dos outros permitem que seus filhos possam tornar-se criminosos e assassinos.

Ainda bem que as autoridades de Cruzeiro do Sul estão preocupadas com o problema e já começaram a agir. A Polícia Militar, a 1ª Ciretran e a Delegacia de Polícia estão reprimindo a brincadeira de mal gosto. Melhor prevenir.

Já temos casos de vítimas fatais registrados em Cruzeiro do Sul causado por linha de papagaio e para quem esteja a essa altura achando bobagem, é só clicar no Cabuloso (link abaixo) e ver o que uma linha com cerol pode fazer no pescoço de uma pessoa.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Francisco Batista de Almeida, parabéns!

Hoje, meu avô materno completa 88 anos de idade. Parabéns, meu avô!
Para quem venceu 88 anos, um parabéns assim deve ser muito pouco. Além do bolo e das velas que soprará (acredito que serão as primeiras de um aniversário dele), como uma reverência, peço desculpa aos amigos utilizando este espaço para homenageá-lo. Publicando alguns trechos da sua biografia (que será incluída na Construção Social de Porto Walter) vou coloca-lo definitivamente na História.

Francisco Batista de Almeida - Também conhecido por Chico Jararaca. Nasceu em 8 de janeiro de 1923 uma praia acima da foz do Igarapé Esperança, três praias abaixo de Porto Walter numa colocação chamada Laranjeira, na margem direita do Rio Juruá.
Filho de João Batista de Almeida e Maria Salomé da Silva provenientes do Ceará, aqui chegaram recém-casados. Antes que completasse dois anos o pai abandonou sua mãe com os filhos (os outros eram Santana, Raimunda Salomé e Expedite) e foi embora para o Seringal dos Bussons no estirão do Mazagão (Fazenda São Geraldo) e depois para Cruzeiro do Sul vindo a se ajuntar novamente sem ter filhos.
Foi batizado pelo Monsenhor Barrat por volta de 1925 quando este empreendeu uma de suas desobrigas ao Alto Juruá.
Maria Salomé ajuntou com Manoel Francisco da Silva (Mané Chico) e mudaram para o Alto Igarapé Esperança próximo ao lago do mesmo nome, vizinhos de mais duas casas. Suas melhores recordações são desse período, uma época de fartura com carne de caça, peixe do igarapé, criação de galinhas e de um chiqueiro de jabutis que vivia lotado. Plantavam feijão e cortavam seringa. Lembra que o padrasto quase todo dia quando chegava da estrada de seringa trazia um porco ou um veado.
Do novo casamento com Mané Chico nasceram: Antonio Francisco, José Francisco, Pedro Francisco e Paulo Francisco, Cecília, Joaquim Francisco, Edite e Antônia.
Na época que a borracha não valia mais nada mudaram para a vila para plantar praia. Nessa época os patrões quebraram e os barracões de mercadoria ficaram quase vazios e alguns fecharam. Um desses patrões era o Barahúna (Brancisco Correia Barahúna).
Em 1929 durante uma semana estudou na escola do Professor Arraes (Raimundo Mendes de Brito Arraes) que era auxiliado por sua filha Djanira Moreira Arraes.
Quando o preço da borracha levantou novamente o Gabriel (Gabriel Arcanjo do Nascimento) que vivia negociando numa canoa com remador associou-se ao Barahúna. Gabriel comprava mercadoria em Manaus e Belém e as transportava ao barracão enquanto Barahúna as negociava. Os homens de confiança deles eram Alcides Rodrigues e Dodô. Na época dessa sociedade já cortava seringa.
Com o tempo os dois sócios apartaram a sociedade.
Quando veio a convocação para a 2ª Guerra Mundial ainda foi alistado, depois disseram que quem fosse casado também se fosse pra guerra o salário seria dobrado. Arrendou logo duas estradas e casou com a Senhora Maria de Lourdes de Almeida, viúva, filha de um fulano de tal Zeca Panela (do Seringal Panela). O pedido de casamento foi feito pelo patrão Gabriel Arcanjo.
Lembra ainda do tempo que em Porto Walter tinha juiz de direito, promotor de justiça e delegado.
Do casamento para escapar da guerra nasceram 14 filhos: Raimundo (faleceu em 1987), José, Altamir, Acrísio (desaparecido), Adalberto (falecido), João, Michael, Francisco, Maria, Fátima, Bernadete, Tereza Cristina e Perpétua.
Foi casado no religioso pelo padre Luiz Vorsthein no inicio de 45, e no civil pelo Delegado e Juiz de Paz Walter Alves de Carvalho em 1950.
Inicialmente residiu numa casinha de paxiúba perto do Igarapé Maloca onde depois o padre fez um engenho. Depois construiu a casa na margem do rio a sombra de duas mangueiras.
Em 1953 enquanto ajudava na construção da igreja também construía uma casa melhor, casa toda em madeira serrada e coberta com telhas (1.600, adquiridas do padre) ao lado de um antigo depósito do primeiro explorador da localidade o Cel. Absolon.
Morou ali até 31 de março de 1980 quando mudou para Cruzeiro do Sul indo residir no Bairro João Alves à Rua Alfredo Teles número 653.
Embora tenha se aposentado como Soldado da Borracha, exerceu a profissão de carpinteiro principalmente em Porto Walter onde construiu ou ajudou a construir diversas casas, entre elas as casas de comércio e morada dos Barbary, o Salão Paroquial, o Seminário e a Igreja (as 4 colunas de madeira do interior que dão sustentação ao telhado foram lavradas por ele com apenas um machado).
Apesar de já trabalhar como carpinteiro foi com o Ir. Schang durante a construção da igreja que aperfeiçoou a técnica da carpintaria.
Em 2008, já viúvo, passou a residir com meus pais na Rua Boulevard Thaumaturgo, no Bairro Alto da Gloria em Cruzeiro do Sul.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

É tempo de açaí...

A bela foto até poderia ser em algum sítio na zona rural, mas posso me orgulhar de falar que é a visão da janela que dá para o meu quintal. Um açaizeiro de cinco anos carregado.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Respeito é bom e eu gosto...

Adeus, Pet!

Depois de tudo que fez pelo Flamengo, por títulos, gols, belas jogadas e grandes passes, acredito que  Petkovic deveria ser tratado com mais respeito pela diretoria. 

Imagem: veja.abril.com.br

Tudo bem que o cara já está quase chegando aos 40, mas não custava nada chama-lo a um canto e jogar limpo, quem sabe encontrando uma forma mais respeitosa de dizer: “Você está velho para o nosso time, peça pra sair.” Vanderlei Luxemburgo é assim mesmo, gosta de dispensar jogadores pela imprensa.  

A temporada 2011 começa mal. Preocupante, se ainda não esquecemos a quase tragédia do ano passado em que até começamos bem, mas estivemos beirando o abismo.

Veja mais no link: http://glo.bo/fs3IN7

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Só para não cair no esquecimento...


Notícia velha, publicada no Tribuna do Juruá reproduzida aqui apenas para não cair no esquecimento. 

Vereador Ribeiro será expulso do PTN, diz presidente regional do partido.

Francimar Asfury não tem dúvidas que as infidelidades partidárias praticadas pelo polêmico vereador, Francisco Ribeiro, são elementos mais do que suficientes para que ele devolva o mandato ao partido.

A decisão foi tomada na manhã dessa segunda-feira (13) durante uma reunião da executiva estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) em Cruzeiro do Sul.  O presidente estadual do PTN, Francimar Asfury, afirma que a última decisão do parlamentar de votar contra o colega de partido, Luiz do Correio, para eleger um presidente da Câmara que pertence ao PMDB, mesmo partido do prefeito, Vagner Sales, foi a gota da d’água para a decisão. 

Magoado com atitude do vereador Ribeiro, Asfury disse que o partido sempre que precisou do parlamentar nunca teve o seu apoio. O presidente explicou que algumas atitudes do vereador já vinham sendo toleradas pelo partido, mas que agora a situação chegou a um limite.  “Não queremos saber o que o aconteceu entre ele e o prefeito, o que não dar é para o vereador continuar no PTN votando contra o partido para beneficiar o prefeito do PMDB”, disse o presidente.

Ainda conforme, Francimar Asfury, o PTN já criou um conselho de ética que vai apurar as acusações de infidelidade partidárias feitas contra Ribeiro, dando total direito de defesa ao parlamentar, mas não tem dúvidas de que o partido já tem provas suficientes para expulsar o vereador.

A direção estadual do PTN vai entrar ainda este mês com um pedido no Tribunal Regional Eleitoral – TRE-AC, pedindo a expulsão do vereador Ribeiro. Caso o partido consiga tirar o mandato de Francisco Ribeiro, a vaga será assumida pelo primeiro suplente, Clodoaldo Nascimento, que é vice-presidente estadual do partido. 

www.tribunadojurua.com - Informações de Francisco Rocha