Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011!!!

Em poucas horas nós acreanos já estaremos em 2011.
Duas horas depois que o restante do Brasil e treze horas depois que boa parte do mundo.
Não tem importância, cedo ou tarde, 2011 chegará por aqui também. É só esperar um pouquinho.
Não tenha preocupações bobas, crendices tolas. Ou tenha, se isso te fizer mais feliz.
Não guarde ódio no coração. Não porque seja ruim "virar o ano" com ódio no coração, mas porque ódio não faz bem a ninguém seja lá em que tempo for.
Para mim, que não sou muito melhor ou muito pior que ninguém, será um momento normal.
Não tenho simpatias, não me importo com a roupa, o sapato ou com pedidos incomuns.
Procure não beber demais, afinal, amanhã será um sábado como qualquer outro e a vida, bem ou mal, deverá seguir.
Seja feliz por todo o ano de 2011 e para o ano, bons assuntos, sucesso, saúde, paz e tranquilidade.    

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Arena do Juruá


Estive envolvido com a inauguração do estádio Arena do Juruá. Não ao lado das autoridades evidentemente, tampouco jogando uma bolinha com os atletas de Náuas e Palmeiras.

 Foto: Onofre Brito

Do lado de fora será sempre melhor fazer avaliações. Aproveitei para fazer comparações: Desde que me entendo por gente, foram muitos os governadores que passaram por este Estado antes do governador Binho. Joaquim Falcão Macedo, Nabor Junior, Flaviano Melo, Edmundo Pinto, Romildo Magalhaes, Orleir Cameli e Jorge Viana. Quase todos construíram algum campo de futebol. Nabor fez um em Tarauacá, Romildo outro em Feijó, talvez Flaviano outro em algum município, Orleir... acho que não. Em Mâncio Lima, tocado pela prefeitura se tinha um bom estádio, o Japiin. Estádios de futebol no Acre mesmo, foram dois: Um em Rio Branco, o Arena da Floresta, construído na administração do governador Jorge Viana e outro em Cruzeiro do Sul, o Arena do Juruá, inaugurado ontem nos últimos dias do governo Binho.

Tenho ouvido alguns patifes que se promovem “especialistas em tudo” criticarem o fato do estádio ter sido entregue “apenas” com uma parte concluída, que a grama ainda não está 100%, que é muito longe... Pelo menos agora nós temos uma “parte” de um estádio construído e não apenas uma maquete no corredor da prefeitura. Pelo menos o estádio tem um gramado, não um pasto onde ovelhas e vacas podem pastar como já vi em outros “estádios” cruzeirenses. Quanto à distância, já inventaram a bicicleta...

Dia desses ouvi um desses párias vociferando que desconhece obras do Governo do Acre em Cruzeiro do Sul. Engraçado, se a obra tivesse sido financiada pelo Banco do Vaticano, não deveria ter sido inaugurada pelo Papa? Ou pelo menos, pelo bispo de Cruzeiro do Sul? E quem estava lá? O Governador do Estado do Acre, os deputados do povo do Acre.

Ali fora, diante do Arena, observei um desses párias que se dirigia ao  portão principal. Apurei o ouvido e ouvi a surpresa dele, ao saber que o jogo de abertura seria apenas um tempo de jogo entre dois times locais - Náuas e Palmeiras. Assim manifestou sua revolta, dor-de-cotovelo e ingratidão: “É uma vergonha, lá em Rio Branco eles trouxeram uma seleção e aqui é duas bombas!” Eu poderia concordar com ele? De maneira nenhuma, pois de que adiantaria trazer um grande time de futebol gastando milhões? Seria um prato feito para falarem em desperdício, em descaso com os jogadores locais, etc...

Não adianta, pessoas assim não enxergam mesmo, nem se enxergam mesmo, como podem ver alguma coisa além do fanatismo e da demagogia?

Fanatismo e demagogia... A inauguração de uma obra daquele porte nas mãos de alguns demagogos do presente teria a dimensão de uma chegada do homem a Marte, assim como já foi por aqui a chegada do Papai-Noel ou o “ascendimento” das luzes do Natal. Nos dois casos e em outros menores um carro de som bradou dias e dias por todos os bairros de Cruzeiro do Sul convidando a população para prestigiar.

Posição contrária a esse sensacionalismo volante, o governador Binho e o PT (como se referem os invejosos), sempre inaugurou obras aqui pelo Juruá em silêncio. Assim foi com o Pró Acre, a Reforma da Delegacia de Polícia, do Quartel da Polícia Militar, da estrada da Boca da Alemanha ao Posto Rodoviário, a Escola Craveiro Costa, o novo Terminal do Aeroporto, o Estádio Arena do Juruá, o Hospital Materno-Infantil e tantas outras.     

Silêncio, eu aprendi no cascudo, é sinal de respeito. Será que é por isso que alguns invejosos não estavam presentes na inauguração do estádio? Quem duvida...    

Ainda dá tempo para uma reflexão...

Nomes perfeitos para as respectivas atividades:

Ana Lisa - Psicanalista

P. Lúcia - Fabricante de Bichinhos

Pinto Souto - Fabricante de Cuecas

Marcos Dias - Fabricante de Calendário

Olavo Pires - Balconista de Lanchonete

Décio Machado - Lenhador

H. Lopes - Professor de Hipismo

Oscar Romeu - Dono de Concessionária

Hélvio Lino - Professor de Música

K. Godói - Médico especialista em hemorroidas

Alberta Alceu Pinto - Garota de Programa  

H. Romeu Pinto - Garoto de Programa

Eudes Penteado - Cabeleireiro

Sara Vaz - Mãe de Santo

Passos Dias Aguiar - Instrutor de Autoescola

Édson Fortes - Baterista

Sara Dores da Costa - Reumatologista

Jamil Jonas Costa - Urologista

Iná Lemos - Pneumologista

Ester Elisa - Enfermeira

Ema Thomas - Traumatologista

Malta Aquino Pinto - Médico especialista em doenças venéreas

Inácio Filho - Obstetra

Oscar A. Melo - Confeiteiro 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!


Poema de Natal (Vinícius de Moraes)

Para isso fomos feitos:

Para lembrar e ser lembrados

Para chorar e fazer chorar

Para enterrar os nossos mortos

Por isso temos braços longos para os adeuses

Mãos para colher o que foi dado

Dedos para cavar a terra.

 

Assim será nossa vida:

Uma tarde sempre a esquecer

Uma estrela a se apagar na treva

Um caminho entre dois túmulos —

Por isso precisamos velar

Falar baixo, pisar leve, ver

A noite dormir em silêncio.

 

Não há muito o que dizer:

Uma canção sobre um berço

Um verso, talvez de amor

Uma prece por quem se vai —

Mas que essa hora não esqueça

E por ela os nossos corações

Se deixem, graves e simples.

 

Pois para isso fomos feitos: Para a esperança no milagre

Para a participação da poesia

Para ver a face da morte —

De repente nunca mais esperaremos...

Hoje a noite é jovem; da morte, apenas

Nascemos, imensamente.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Metáforas não constroem muros...


Andei um pouco sumido. Razões diversas, motivos estranhos. Deve ser assim com toda a gente. 

O coração das pessoas é feito muro de arrimo, mas dependendo da quantidade de chuva e da movimentação de terra acima dele, ele pode desabar mesmo os feitos pelo melhor pedreiro, com o melhor cimento, nas melhores estações. E por esses dias tem chovido muito por aqui. 

Há três meses tem chovido muito no meu muro mas não caíra por completo. É pleno inverno e um reparo definitivo por enquanto é impossível. Logo virá o verão e ai...

Por enquanto, um esforço medonho para construir apenas uma cerca.

Ainda estou por aqui, mas tem chovido tanto...

Metáforas não erguem muros, mas ajudam a esvaziar a alma...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jurubeba Juruaense

Ontem à noite, estive de passagem lá pela Praça do Gamelão. De passagem mesmo, pois fui ao Cine Romeu assistir Tropa de Elite II. Não pude deixar de observar as luzes do “natal”. Já estava arrumando cavacos para tocar fogo na presepada quando recebi a atualização do Jurubeba Juruaense. Reproduzo aqui o belo texto do acadêmico de Jornalismo Jairo Nolasco. É uma joia.

Do "aUto" da soberba ele nos deu a luz de natal

(foto e legenda: site AC24horas.com)

Segundo a legenda da imagem, Vagner "ascendeu" as luzes. Incrível. Sempre desconfiei do poder alquimista do nosso serelepe prefeito. Mas desta vez ele se superou. Deixou de ser alquimista para ter o poder transcendental. Não é para qualquer um ascender às luzes. No máximo que um ser humano comum consegue é acendê-la, acionando um interruptor. No entanto, na mente fértil de quem produziu a ancoragem é possível ao Mestre dos Magos cruzeirense superar esse limite.

No início as luzes divinas orientaram os reis magos para o local do nascimento do menino Jesus, o Messias. Na era moderna, o natal é iluminado por luzes artificiais com  objetivo principal de se vender uma imagem, pois tudo é mercadoria. Essas luzes que ofuscam as luzes naturais das noites estreladas, evidenciando a nossa Cegueira Branca denunciada por Saramago. Antes as luzes das estrelas anunciaram Jesus, O Messias. Em Cruzeiro as luzes artificiais  pretendem anunciar outro messias, pelo menos no sobrenome: Sales, o Messias  _ a despeito do mesmo dizer que em seu sangue não correria o sangue do seu primo Orleir, o outro Messias.

A derrapada gramatical antológica do "jornalista" responsável pela legenda, demonstra a verdadeira intenção por trás da retórica foto: luz artificial para disfarçar o obscurantismo no qual a atual administração municipal mergulhou, por medidas atrás de medidas (êpa!) que desagradaram os munícipes. Nosso Sales, o Messias pretende subir além das luzes. Espero que não se machuque. Vai que a Eletrobrás resolva nos premiar com outro dos constantes e recentes apagões, no momento em que o nosso Midas, estiver em seus devaneios passeios? Sem a energia da usina as luzes artificiais não se sustentam e as luzes das estrelas não suficientes para sustentar a conotação. A escuridão do coração triunfará. O tom azul da camisa ficará menos intenso, ao contrário do tombo.

Jesus, O Messias, que não precisava de luzes artificiais, afinal Ele era a própria luz, teve o poder de ASCENDER aos céus. Sales, que não quer (por motivos eleitoreiros) ter parte com os Messias, conseguiu no máximo acionar o interruptor e ACENDER as suas luzes artificiais. E para isso utilizou o polegar opositor, condição física que explica cientificamente o porquê da superioridade tecnológica do homem sobre outras espécies. E haja luz sob o palanque e sobre o povo.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Irmã Dulce a um passo da Santidade.


O Papa Bento XVI assinou ontem o decreto que formaliza a condição de beata, de Irmã Dulce (1914-1992). Ver biografia de Irmã Dulce em Wikipédia



A informação foi confirmada via telefone pela superintendente da Obras Sociais de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, junto ao postulador da causa, Dom Ricardo Petrone. 

A formalização do ato somente ocorre a partir da publicação do documento no Jornal do Vaticano, o que acontecer no dia seguinte, ou seja, neste sábado (11).

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/o-anjo-bom/167275

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Estou em Porto Walter...


Estou em Porto Walter. "Fui" realizar as últimas entrevistas para o livro. Sempre nos surgem algumas quando  fazemos a transcrição de uma gravação. Cheguei bem. Estou bem. Ficarei bem. Voltarei assim que puder.  

Desde ontem, de acordo com meus planos eu deveria estar em Porto Walter. Não deu. Que diferença faz estar lá ou aqui? Se podemos estar onde nossos pensamentos nos levarem? 

Contrariado, me apoio em La Fontaine: “Não poucas vezes esbarramos com o nosso destino pelos caminhos que escolhemos para fugir dele.” Os caminhos que escolhemos... o nosso destino...

Pensando bem, Fernando Pessoa: 

"Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto."

domingo, 5 de dezembro de 2010

Deixa A Luz Do Céu Entrar (Padre Reginaldo Manzotti)

Tu anseias, eu bem sei, por salvação, tens desejo de banir

a escuridão abre, pois de par em par teu coração e deixa a luz do céu entrar

Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) Deixa a luz do céu entrar

( deixa a luz céu entrar ) abre bem as portas do teu coração

e deixa a luz do céu entrar

Cristo a luz do céu, em ti quer habitar para as trevas do pecado dissipar,

teu caminho e coração iluminar e deixa a luz do céu entrar

Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar )

Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) abre bem

as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar

Que alegria andar ao brilho dessa luz vida eterna e paz no coração produz

Oh! Aceita agora o salvador Jesus e deixa a luz do céu entrar

Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar )

Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) abre bem

As portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rir ainda é o melhor remédio...


Recebi por e-mail e quem enviou garante que a prova abaixo é bem parecida com a que Tiririca teria feito para ter o direito de ser deputado. Será? 

1 ) Um grande presidente brasileiro foi Castelo

( ) Roxo       ( ) Preto       ( ) Branco       ( ) Rosa choque       ( ) Amarelo

2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé

( ) Tang       ( ) Teng       ( ) Ting       ( ) Tong       ( ) Tung

3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso

( ) Pelo       ( ) Pentelho       ( ) Penugem       ( ) Pena       ( ) Cabelo

4) O maior rio do Brasil chama-se Ama

( ) boates       ( ) zonas       ( ) cabarés       ( ) relinho       ( ) ciante

5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi

( ) Volta Redonda       ( ) Fluminense       ( ) Flamengo       ( ) Botafogo       ( ) Vasco da Gama

6) A América foi descoberta por Cristóvão Co

( ) maminha       ( ) picanha       ( ) alcatra       ( ) lombo       ( ) carne do sol

7) Grande Bandeirante foi Borba

( ) Lebre       ( ) Zebra       ( ) Gato       ( ) Veado       ( ) Vaca

8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de

( ) Anda       ( ) Para       ( ) Corre       ( ) Dispara       ( ) Caminha

9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marquês de

( ) Galinheiro       ( ) Puteiro       ( ) Curral       ( ) Pombal       ( ) Chiqueiro

10) D. Pedro popularizou-se quando

( ) eliminou a concorrência

( ) decretou sua falência

( ) saturou a paciência

( ) proclamou a independência

( ) liberou a flatulência

11) Pedro Alvares Cabral

( ) inventou o fuzil     ( ) engoliu o cantil     ( ) descobriu o Brasil     ( ) foi pra puta que o pariu     ( ) tropeçou mas não caiu

12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel

( ) aumentou a tanajura     ( ) botou água na fervura     ( ) engoliu a dentadura     ( ) segurou a coisa dura     ( ) aboliu a escravatura

13) O mártir da independência foi Tira

( ) gosto    ( ) que está doendo    ( ) e põe de novo     ( )dentes     ( ) baço      

14) D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, gritou

( ) Hortência volte!

( ) Viva o esporte!

( ) Prefiro a morte!

( ) Independência ou morte!

Me faz lembrar do grande Alberto (Einstein) quando diz:

"Existem duas coisas infinitas: O universo e a burrice humana, no entanto, não tenho certeza sobre o universo" 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Porque ainda existem heróis.

"Nessa hora a gente conhece quem é bravo" "e hoje é o grande dia, o gran finale"