Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O coração do rio...

Fiz essa foto no mês passado e nem me dei conta de que tinha, afinal, fotografado o coração do rio Juruá. A natureza tem seus caprichos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Hoje na História (28/04)


1948 – No barco "Cruzeiro do Sul", da  Firma Gabriel & Barahuna, desembarcaram em Porto Walter, entre outras, 22 pessoas provenientes do Ceará, das famílias Coelho da Rocha, Coelho de Moraes e Xavier da Rocha. Era a família do meu bisavô, entre eles meu pai, aos 3 anos  de idade.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Jurubeba Juruaense

Há certas descobertas que nos deixam mais felizes que pinto em .... Uma dessas descobertas foi "Jurubeba Juruaense", um blog pra lá de afiado que... Veja você mesmo.

2012 é o ano !

Manuel Piau *

Tomemos cuidado,muito cuidado irmãos cruzeirense, 2012 está chegando.É o  fim da odisséia terrestre.E segundo um jornalista da capital , essa cidade está condenada  a ser destruída por um terromoto.A América do Sul está situada próxima a chamada " falha do pacífico".

Todo o território brasileiro que faz fronteira com os países Andinos,corre o risco,ainda que mínimo , de sofrer terremoto. Mas,segundo o jornalista-adivinha , somente Cruzeiro do Sul deve se preocupar com as construções dos seus prédios para evitar de " ocorrerem tragédias de proporções as que aconteceram no Chile e Haiti".

O nosso prefeito, com toda sua sapiência, se tiver  lido essa matéria, já deve está pensando numa forma de incluir no IPTU uma taxa referente ao controle anti-terromoto ,serviço que talvez seja implantado em nossa cidade, tal qual a nossa futura coleta de lixo.Ora, quem pode pagar o IPVA pode pagar a taxa anti-terromoto.

Depois de sermos taxados de a cidade do tráfico, ficaremos também conhecidos pela cidade dos terromotos.Já posso até ver a campanha publicitária para incrementar o turismo: Venha conhecer a cidade brasileira dominada pelos barões da droga e se tiveres sorte verás a terra tremer.Adrenalina pura ! Só Cruzeiro do Sul pode oferecer. Ps: Não esquecer de levar uma graninha extra para pagar a taxa turista e tirar a prefeitura do vermelho,apesar dela ser azul.

Aliás 2012 nos reserva duas tragédias: a primeira é o fim do mundo segundo a visão de Hollywood, baseada em uma profecia Maia.A segunda e a pior das duas é que este será o último ano da gestão Vagner Sales.Que droga ! Nunca se trabalhou tanto por essa cidade e logo agora o mundo vai acabar ? Mas, nem tudo está perdido.Que tal se a prefeitura criar a taxa anti-fim-do-mundo ? Ora, quem pode pagar o IPVA .... 

_____________________________________________
* Manuel Piau é uma alienígena alienado que não confunde mais babado com bico.Para ele babado é coisa de boiola.Com todo o respeito.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

UM BOM PASTOR

Bento XVI segundo um rabino. A força da razão na relação com as outras religiões.
 
"O que o mundo aprendeu nestes cinco anos com relação ao Papa-estudioso é o preço que a academia paga para defender a verdade e manter a sua própria integridade. A infalibilidade tem os seus custos. As pessoas preferem políticos capazes de mediar, em vez de personagens críticos e inclinados às controvérsias. Isso é o que nos ensinam os Papas-estudiosos em geral."

***
A opinião é do rabino norte-americano e estudioso do judaísmo Jacob Neusner, em artigo para o jornal Corriere della Sera, 18-04-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Eu disse a melhor frase da minha vida uma vez, na academia, a alguém que contestava minhas opiniões sobre o time de beisebol do New York Yankees com relação ao New York Mets: "Não tente prevalecer sobre mim. Sou um professor, portanto sempre tenho razão". Infelizmente, ao invés de levá-la na brincadeira, o fulano me jogou uma toalha.

Quando se confere a um estudioso e intelectual de sucesso o status de infalibilidade, aí começam os problemas. Um estudioso não tem necessidade de que lhe digam que ele é infalível. Ele já sabe disso, e é pago para ser isso. A profissão de pesquisador requer integridade, racionalidade e honestidade intelectual.

Nos seus primeiros cinco anos de papado, Ratzinger revelou todos esses traços, ao mesmo tempo que uma abundante humildade, generosidade e amor. Porém, o mundo precisa de tempo para se habituar com esse Papa-estudioso que enfrenta de modo direto e sem hesitação os temas fundamentais e deixa cair as ninharias, quando possível.

Os muçulmanos compreenderam do que é feito esse Papa em Regensburg, quando, com uma intervenção muito profunda, Bento XVI colocou em dúvida a contribuição do Islã à civilização.

Os anglicanos compreenderam do que é feito esse Papa quando ele, em um impulso de honestidade, convidou o clero anglicano a fazer parte da Igreja.

Os judeus compreenderam do que é feito esse Papa quando Bento XVI retornou a uma liturgia que questionava o credo judaico.

Em todos os três casos, a ruptura foi recomposta e prevaleceram as posições mais moderadas: com o Islã, foi feita a paz, e com os anglicanos e os judeus chegou-se a uma reconciliação. Mas o Papa-estudioso não fez nada mais do que expressar a verdade assim como ela é sentida no coração do catolicismo: o Islã não pode competir com o cristianismo quanto à importância moral, os anglicanos sempre serão bem-vindos, e os judeus estariam muito melhor no interior da Igreja.

O Papa Bento XVI fala como um estudioso e pronuncia verdades cristãs assim como as enunciava o infalível bispo de Roma. Um estudioso não poderia deixar de agir desse modo.

A questão que neste momento perturba a paz é o modo em que, no passado, o cardeal Ratzinger liquidou um caso de um padre culpado de ter abusado sexualmente de algumas crianças. A caridade cristã sugeria perdoar aquele padre, uma alma penitente despedaçada e no fim da vida.

O cardeal Ratzinger economizou-lhe as humilhações que uma justa punição comportaria. O padre morreu no seio da Igreja, e Bento XVI mostrou o verdadeiro significado do arrependimento e amor cristão.

Em janeiro passado, quando encontrei o Papa em Roma, perguntei-lhe o que pretendia fazer quando, entre aproximadamente seis meses, completará o segundo volume do seu Jesus de Nazaré. Com um sorriso, ele me respondeu: "Nada mais. Esse é o meu último livro. Tenho outras coisas para resolver".

Um estudioso que deixa de escrever livros não mantém esse título por um longo tempo. Bento XVI não precisou acrescentar: "Até porque eu sou o Papa". Mas o acadêmico dentro de mim sussurrou: "E com que preço...".

O que o mundo aprendeu nestes cinco anos com relação ao Papa-estudioso é o preço que a academia paga para defender a verdade e manter a sua própria integridade. A infalibilidade tem os seus custos. As pessoas preferem políticos capazes de mediar, em vez de personagens críticos e inclinados às controvérsias. Isso é o que nos ensinam os Papas-estudiosos em geral.

Mas o que eu aprendo com esse Papa-estudioso em particular é algo a mais. A genuína integridade desse homem e a sua capacidade de expôr a verdade à humanidade inteira movem interesses muito fortes.

E por isso, os muçulmanos, os anglicanos e os judeus também devem se preparar para um debate de alto nível sobre a razão e a racionalidade compartilhada e encontrar um ponto de encontro nos conflitos que buscam estabelecer quem está do lado certo e quem está do lado errado e o que nos prescrevem as Sagradas Escrituras e a tradição.
Postado em: http://almaacreana.blogspot.com/

domingo, 25 de abril de 2010

Lá em Mato Grosso do Sul é assim...


Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica

As escolas de Campo Grande (MS) conseguiram reduzir em 60% a violência, em apenas um ano, com aplicação de medidas consideradas polêmicas pelos alunos, mas aprovadas pelos pais. O dado é do promotor da Infância e Adolescência Sérgio Fernando Harfouche.

Para punir os estudantes indisciplinados, escolas das redes pública e particular fazem os alunos lavar banheiros, pratos e talheres, distribuir merenda e limpar o local onde estudam.

As atividades foram introduzidas em 52 estabelecimentos do ensino fundamental, que reúnem um total de 8 mil dirigentes e professores. As práticas, que entraram em vigor em maio do ano passado, são apontadas como responsáveis pela redução da violência escolar.

Harfouche é autor do método que pune os indisciplinados com tarefas obrigatórias dentro da escola. Ele reconhece que a medida não é simpática, mas afirma que ela tem dado "ótimos resultados". "Crianças não são bandidos, são indisciplinadas."

Segundo Harfouche, entre os principais problemas registrados com crianças e adolescentes de 11 a 14 anos estão desacato e agressão ao professor, ameaças e brigas. E há até casos de tentativa de homicídio. "Eles acabam cometendo uma série de infrações, contrariando o Artigo 129 do Código Penal. Se fossem adultos seriam condenados e presos", diz Harfouche.

Mas, como não são, afirma o promotor, a pena máxima é "ficar com o nome sujo na polícia, impune e passar pelas unidades de internação educacional do governo". "Nas escolas, no lugar de uma ocorrência policial contra o menor, nós damos trabalho."

No ano passado, S.P.G., de 12 anos, foi armado com uma faca caseira, do tipo peixeira, para a escola. "Eu queria matar um colega da minha classe, mas fui denunciado e me levaram para o juizado", conta o garoto. A mãe, A.A.P.G., de 38 anos, confirma a história, acrescentando que o filho "era terrível".

"Em três meses de atividades obrigatórias na escola, ele virou outra coisa - e coisa boa", comemora a mãe. E o garoto completa: "Eu trabalhei direitinho. Paguei muito mico na frente dos meus amigos. Era só gozação", admite.

O promotor da Infância e da Adolescência afirma que S.P.G. não foi o único a deixar a internação do juizado de menores. "Já conseguimos reunir o nome, endereço e todos os dados disponíveis de 178 menores que saíram desses locais no ano passado e estão estudando normalmente, principalmente em escolas da rede pública", conta.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

sábado, 24 de abril de 2010

Globo Repórter no Juruá


O Globo repórter de ontem foi bom. Ontem era dia de ser bom, pois o programa a meu gosto é meio lá, meio cá. Quando apresenta uma novidade, quando mostra a natureza, uma expedição à algum lugar, rios, mares, paisagens africanas, polares, animais, consegue ser bom, quando parte para a psicologia, a culinária ou uma revolução científica, nem perco o meu tempo.

Mas o Globo Repórter de ontem foi bom, ainda que não tenha apresentado uma novidade. Todos nós conhecemos o Navio Dr. Montenegro, já o vimos ancorado ali pelo Bairro da Várzea, já conhecemos sua história de sucesso aqui pela região e onhecemos o Doutor Manuel Braga Montenegro, que lhe empresta o nome.

Mas a equipe de reportagem do programa conseguiu surpreender. Comandada pelo repórter André Luis Azevedo, 3 semanas à bordo do navio-hospital da Marinha Brasileira Doutor Montenegro, fez um belíssimo trabalho, infinitamente melhor que o Luiz Carlos Azenha na reportagem sobre o Parque Nacional da Serra do Divisor. 

O programa veio em boa hora e apresentou a nossa região como de fato é, rica e exuberante. E um povo pobre, explorado e conformado com a sorte. Ainda assim, feliz, digno, que sonha e sonha muito. Em boa hora também porque desmascara as baboseiras de alguns. 

Senti uma inveja boa daqueles jovens médicos que largam o conforto e as comodidades dos grandes centros para exercerem medicina aos menos afortunados.

Hoje o navio-hospital, como é de conhecimento geral por aqui, encontra-se abaixo de Marechal Thaumaturgo encalhado, totalmente a seco, para a alegria de certas cabeças que não conhecem os limites do ódio, nem medem palavras para demostrar sua pequenês.

Tem gente que poderia aproveitar melhor as oportunidades de ficar calado. 

Tem gente que não leva sorte mesmo. Na última quarta-feira, feriado de Tiradentes, acordei com palavras de ódio proferidas por um cidadão numa emissora de rádio local. Dizia ele, que tem acendido vela para São Pedro para não mandar mais nenhuma chuva nesse ano de 2010 afim de que o navio não possa retornar ao baixo Juruá pois o navio pertence ao povo de Cruzeiro do Sul, e é aqui que deve permanecer o ano todo (ainda que não tenha água para navegar). E ainda, que o navio conta apenas com 4 clínicos gerais e que não atende a população como deveria.

Meu Deus, quanta falta de raciocínio! Espero que um dia possamos trazer o Dr. Pitanguy ou o Dr. Rey, mas, por enquanto, clínicos gerais com a mesma formação de alguns que atendem nos postos de saúde, já é grande coisa.

Nunca pensei de ouvir um discurso tão mesquinho...

Contudo, fica um alento, que é lembrar aos seus seguidores que a emissora de rádio onde ele tentou jogar o serviço prestado pelo navio-hospital na lama, não chega a 70 km de distância. Já a Rede Globo...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Todo dia era dia de índio, mas agora... (ou, pra quem tá se afogando jacaré é toco)


Ontem, ao acessar um famigerado jornal da capital (como eles gostam de ser chamados e que publica qualquer coisa desde que o elemento pague), tomei um susto.
Minha perplexidade foi ver estampado numa foto, como quem conduz um andor durante uma procissão, ou um herói do esporte diante de um feito inesperado, os índios de uma aldeia próxima a Cruzeiro do Sul, carregando nos braços um cidadão que há poucos anos (poucos mesmo) atacava inpiedosamente a  política ambiental do Governo da Floresta, com "menção honrrosa" à Senadora Marina Silva a quem se referia como: "Senadora dos macacos", "Senadora dos bichos", "Senadora da mata", e por tabela, "Senadora dos índios".
Os tempos são outros, é verdade, mas as formas de dominação se repetem.
Nossos índios, a quem devemos uma missa por dia para sermos perdoados pelas atrocidades cometidas, continuam sendo explorados e enganados, mesmo 510 anos depois da invasão de Cabral.
É difícil para quem passou da Segunda Série, ver uma foto daquelas e não achar ridículo. Não achar, pelo menos paradoxal.
Segundo a wikipédia, paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".
"Do que alguém (que não sou eu) pensa ser a verdade"... Entendeu?
Então é isso, ou se é crítico ou se é cretino. Prefiro ser crítico e ter uma memória que não me faça esquecer fácil as insanidades que ouço por aí. Muito menos algumas imagens em que há, clara e manifesta, uma "mão-invisível".

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Piadinha para segunda-feira


Um político e o Papa
Dizem que um político de Cruzeiro do Sul viajou para Roma e resolveu assistir uma missa do Papa.
Acabada a missa, não se conteve e dirigiu-se ao Papa:
--  Por favor, seu Papa, por acaso existe algum banheiro aqui
dentro? É que eu estou  apertadíssimo, preciso mijar!!!
O Papa pensou, pensou e respondeu:
-- Banheiro não tem, mas logo ali naquele cantinho tem uma
estátua de São Pedro. Pode mijar lá.
-- Tudo bem, se é o senhor quem está falando eu vou, mas não é
pecado mijar em São Pedro?
-- É, mas pra quem já cagou Cruzeiro do Sul...

domingo, 18 de abril de 2010

Hoje é Domingo!!!

Por essa grande felicidade, para não estragar o domingo de ninguém, nada de notícia ruim, nada de política, nada de muito sério(não me refiro à política, é óbvio). Apenas uma piadinha...

Os 12 mandamentos do médico do S.U.S.

1. Se você não sabe o que o paciente tem, dê Voltaren;
2. Se você não entende o que viu, dê Benzetacil;
3. Apertou a barriga e fez "ahhnnn", dê Buscopan;
4. Caiu e passou mal, dê Gardenal;
5. Tá com uma dor bem grandona, dê Dipirona;
6. Se você não sabe o que é bom, dê Decadron;
7. Vomitou tudo que ingeriu, dê Plasil;
8. A pressão subiu? Dê Captopril;
9. Se a pressão deu mais uma grande subida, dê Furosemida;
10. Chegou morrendo de choro, ponha no soro;
11. Arritmia doidona, dê Amiodarona;
12. Pelo não, pelo sim, dê Rocefin...
P.S.: Se nada der certo, não tenha neurose: diga que é só uma virose! 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A "Voz da Potyguara"


Essa postagem é dedicada especialmente a todos os exilados portuwaltenses pelo mundo afora.

É uma pequena e singela homenagem a um homem que há 40 anos, voluntariamente, tem se dedicado a missão de acordar os moradores da localidade com uma mensagem de paz.

Há mais de 40 anos, diariamente, a Rádio Potyguara, no alto da torre, anuncia aos moradores os avisos de Deus e dos homens.
 
Mensagens como esta (vídeo abaixo) captada por mim exatamente com a intenção homenageá-lo, justamente na semana que perdeu sua mãe - Dona Mariinha, portuwaltense como eu e que a essas horas lá pelo céu, já deve ter encontrado minha avó para colocar as conversas de comadres em dia.

O relógio marcava 6:00hs em Porto Walter. 

 Era 04.04.2010, Domingo de Páscoa. 

 Com uma voz incomum e inconfundível, com uma dicção perfeita, o Professor Sebastião anuncia aos portuwaltenses a Ressureição de Cristo numa das mais belas orações católicas, o Rainha do Céu (Regina Coeli). 

“Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!/Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!/Ressuscitou como disse, aleluia!/Rogai a Deus por nós, aleluia!/Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia./Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos. Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, Vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos os prazeres da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém".

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quem for tatu que cave quem for macaco que trepe...

Essa postagem será toda em azul, para lembrar a todos que estamos em Cruzeiro do Sul e que o azul é a cor do município.

Repeti o título de uma postagem anterior apenas para expressar o sentimento de todos os cruzeirenses que estão recebendo o seu IPTU-2010

Revolta, revolta e revolta.

Pobre povo cruzeirense... Que acreditou que o lobo estaria regenerado... 

Lobo é lobo, pode até se vestir de vovozinha, treinar voz de falsete, fazer teatro, mas o que ele quer mesmo é devorar as ovelhas, principalmente as ovelhas urbanas...

Bem feito. Bem que a gente poderia ter ouvido aquele candidato da última eleição. Dizia ele: "Mal por mal, vote no Cabral".  Vai inventar, vê o que dá (eu também sei rimar, viu?)

Pois é, agora é passar na farmácia e comprar uma Dipirona, um Tetrex, um Anador. Ou melhor, compre vaselina e uma caixa de camisinhas...

Agora é aguentar o ferro e apelar para a música do Zé Geraldo nos tempos da Ditadura - "O pastor e o rebanho" parece que foi feita para nós cruzeirenses.

Tu que és o pastor desse rebanho
Não sejas injusto com o mesmo
As ovelhas que estão pastando a esmo
Sentem medo de um mundo tão estranho
E não sabem que és o culpado
O capim que tens guardado
o seu gado gordo come
Mesmo assim as ovelhas te obedecem
porque não te conhecem
Sequer sabem por quê estão com fome

Essas ovelhas
famintas mal tratadas
servem como sentinelas
de uma crise violenta
E o capim que as alimenta
o pastor esconde delas

Que pastor tão ingrato, desumano
tão perverso, tão tirano
que não vê o seu rebanho se acabar
Oh pastor se não tens capacidade
pra cuidar desse rebanho sem maldade
deixe que entre outro pastor no seu lugar.

terça-feira, 13 de abril de 2010

E agora, José?

Da agência de notícias Reuters:

Serra e Dilma empatam em pesquisa Sensus

Pesquisa do Instituto Sensus divulgada nesta terça-feira indica empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na sucessão presidencial de outubro.
A sondagem, encomendada e divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), mostra Serra com 32,7 por cento das intenções de voto e Dilma, com 32,4 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 por cento.
O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece com 10,1 por cento e a senadora Marina Silva (PV), com 8,1 por cento.
No cenário sem Ciro Gomes, Serra fica com 36,8 por cento, Dilma com 34,0 por cento e Marina, com 10,6 por cento.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 5 e 9 de abril em 136 municípios de 24 Estados.
No registro original da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constava outro contratante, o Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias) de São Paulo, segundo reportagem publicada no sábado pela Folha de S.Paulo. Segundo o jornal, o Sensus corrigiu o erro.
Existe ainda outra questão em relação à sondagem. Foi feito um pedido de impugnação à pesquisa apresentado pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), que informa já ter pré-candidato à eleição presidencial e reivindica participar da pesquisa. Seu presidente é Levy Fidelix. O caso está sendo analisado pelo ministro-relator Joelson Dias.
Em fevereiro, o Sensos divulgou a tradicional pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte. Na sondagem, Serra tinha 33,2 por cento e Dilma, 27,8 por cento. Ciro aparecia com 11,9 por cento e Marina com 6,8 por cento.
No mês passado, o Datafolha apontou vantagem de 9 pontos para Serra (36 por cento frente a 27 por cento).
(Reportagem de Raymond Colitt)

domingo, 11 de abril de 2010

Pensando bem "o crime compensa"...

Esse post (que recebi por e-mail) não tem o objetivo de te deixar depressivo, muito menos te induzir ao crime como uma forma de sobrevivência, mas imagine a seguinte situação: 

O elemento está desempregado, é casado e tem dois filhos para sustentar, já rodou a cidade inteira e não encontrou trabalho. A partir de 1º de maio, desempregados brasileiros em tal situação poderão encontrar a solução dos seus problemas. 

Basta cometer algum crime, facilitar o trabalho da polícia, inclusive demonstrando vontade de ser preso. A prisão, renderá ao presidiário R$1.596,60. Um salário maior que o de um professor, enfermeiro, policial, gari, soldado da borracha, balconista, diarista. Isso sem falar no que se gasta com o próprio preso (segurança qualificada, alimentação, lazer, colchões novos (quando fazem rebelião). É brincadeira não, gente! É o Brasillllllllll!

Veja o Kit do Brasileiro:

Vai transar?
O governo dá camisinha.

Já transou?
O governo dá a pílula do dia seguinte.


Teve filho?
O governo dá o Bolsa Família..
 

Tá desempregado?
O governo dá Bolsa Desemprego.

Vai prestar vestibular?
O governo dá o Bolsa Cota.



Não tem terra?
O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.


 
RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI PRESO?
a partir de 1º/5/2010 O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO?

Esse é novo  

Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, é de R$798,30 "por filho" para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso.

Não acredita?
Confira no site da Previdência Social.
Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS ( http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22)


Mas experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Enchendo linguiça...


DITADOS NA ERA DA INFORMÁTICA:

 1. A pressa é inimiga da conexão.

 2. Amigos, amigos, senhas à parte.

 3. A arquivo dado não se olha o formato.

 4. Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.

 5. Para bom provedor uma senha basta.

 6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.

 7. Em briga de marido e mulher não se mete o mouse.

 8. Hacker que ladra, não morde.
  
  9. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.

10. Mouse sujo se limpa em casa.

11. Quando um não quer, dois não teclam.

12. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.

13. Quem envia o que quer, recebe o que não quer...

14. Quem não tem banda larga, caça com modem.

15. Quem semeia e-mails, colhe spams.

16. Quem tem dedo vai a Roma.com

17. Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.

18. Aluno de informática não cola, faz backup.

19. Na informática nada se perde nada se cria. Tudo se copia... E depois se cola.

quinta-feira, 8 de abril de 2010



O historiador é um profeta voltado de costas...  
(Friedrich Schlegel)

Ali pela Lagoa...





quarta-feira, 7 de abril de 2010

De volta e feliz...

Fui à Porto Walter e já estou de volta. Na verdade cheguei ainda no domingo e como tivesse deixado a atualização para segunda-feira me rachei.

A mesma tecnologia que permite a construção de um blog é a mesma que nos rouba a paciência.

Sigamos em frente.
Ainda na quinta, após a chegada em Porto Walter, fui convidado para acompanhar uma equipe da TV Juruá numa expedição ao Barro Alto no Rio Grajaú. Aceitei de bom grado e ao lado de Jorge Luiz e Rafael Gomes (apresentadores do Programa Juruá é Show de Alegria) tive a oportunidade de finalizar o trabalho de campo do meu livro no aspecto "Religiosidade".

Foi uma aventura e tanto, única e valiosa. Parar no porto, subir o baranco (que pela enchente era menos que um metro de altura) e ouvir as pessoas, suas crenças, suas ilusões.

Como quem visita um sítio arqueológico, não trouxemos uma única pedra, apenas fotos e memórias.
 

sábado, 3 de abril de 2010

Cuidado com suas galinhas!

Hoje é Sábado de Aleluia e por tradição os ladrões atacam os galinheiros e os quintais.

Roubam de tudo: galinha, porco, pato, peru, jabuti (se duvidar até do IBAMA), gato, cachorro...

Então, se você tem um galináceo engordando para uma ocasião especial, comprando milho a R$2,00 o litro, tome cuidado pois os ladrões, quer dizer, os defensores da tradição de roubar galinha no Sábado para celebrar a Páscoa, podem atacar.

Ou você nunca ouviu aquele ditado que diz: "Quem guarda com fome, vem o bicho e come".

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sexta-Feira Santa


A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.

São João, teólogo e cronista da paixão nos leva a contemplar o mistério da cruz de Cristo como uma solene liturgia. Tudo é digno, solene, simbólico em sua narração: cada palavra, cada gesto. A densidade de seu Evangelho agora se faz mais eloqüente. E os títulos de Jesus compõem uma formosa Cristologia. 

Jesus é Rei. O diz o título da cruz, e o patíbulo é o trono onde ele reina. É a uma só vez, sacerdote e templo, com a túnica sem costura com que os soldados tiram a sorte. É novo Adão junto à Mãe, nova Eva, Filho de Maria e Esposo da Igreja. É o sedento de Deus, o executor do testamento da Escritura. O Doador do Espírito. É o Cordeiro imaculado e imolado, o que não lhe romperam os ossos. É o Exaltado na cruz que tudo o atrai a si, quando os homens voltam a ele o olhar.

A Mãe estava ali, junto à Cruz. Não chegou de repente no Gólgota, desde que o discípulo amado a recordou em Caná, sem ter seguido passo a passo, com seu coração de Mãe no caminho de Jesus. E agora está ali como mãe e discípula que seguiu em tudo a sorte de seu Filho, sinal de contradição como Ele, totalmente ao seu lado. Mas solene e majestosa como uma Mãe, a mãe de todos, a nova Eva, a mãe dos filhos dispersos que ela reúne junto à cruz de seu Filho.

Maternidade do coração, que infla com a espada de dor que a fecunda.

A palavra de seu Filho que prolonga sua maternidade até os confins infinitos de todos os homens. Mãe dos discípulos, dos irmãos de seu Filho. A maternidade de Maria tem o mesmo alcance da redenção de Jesus. Maria contempla e vive o mistério com a majestade de uma Esposa, ainda que com a imensa dor de uma Mãe. São João a glorifica com a lembrança dessa maternidade. Último testamento de Jesus. Última dádiva. Segurança de uma presença materna em nossa vida, na de todos. Porque Maria é fiel à palavra: Eis aí o teu filho.

O soldado que traspassou o lado de Cristo no lado do coração, não se deu conta que cumpria uma profecia realizava um último, estupendo gesto litúrgico. Do coração de Cristo brota sangue e água. O sangue da redenção, a água da salvação. O sangue é sinal daquele maior amor, a vida entregue por nós, a água é sinal do Espírito, a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação derrama sobre nós.

A Celebração

Hoje não se celebra a missa em todo o mundo. O altar é iluminado sem mantel, sem cruz, sem velas nem adornos. Recordamos a morte de Jesus. Os ministros se prostram no chão frente ao altar no começo da cerimônia. São a imagem da humanidade rebaixada e oprimida, e ao mesmo tempo penitente que implora perdão por seus pecados.
Vão vestidos de vermelho, a cor dos mártires: de Jesus, o primeiro testemunho do amor do Pai e de todos aqueles que, como ele, deram e continuam dando sua vida para proclamar a libertação que Deus nos oferece.

Espetacular realismo nesta profecia feita 800 anos antes de Cristo, chamada por muitos o 5º Evangelho. Que nos introduz a alma sofredora de Cristo, durante toda sua vida e agora na hora real de sua morte. É o que revela a leitura do Profeta Isaías (52, 13 ; 53)

Eis que meu Servo há de prosperar, ele se elevará, será exaltado, será posto nas alturas.
Exatamente como multidões ficaram pasmadas à vista dele - tão desfigurado estava seu aspecto e a sua forma não parecia a de um homem - assim agora nações numerosas ficarão estupefactas a seu respeito,reis permanecerão silenciosos, ao verem coisas que não lhes haviam sido contadas e ao tomarem consciência de coisas que não tinham ouvido.
Quem creu naquilo que ouvimos, e a quem se revelou o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um renovo, como raiz que brota de uma terra seca; não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar, nem formosura capaz de nos deleitar.
Era desprezado e abandonado pelos homens, um homem sujeito à dor, familiarizado com a enfermidade, como uma pessoa de quem todos escondem o rosto; desprezado, não fazíamos nenhum caso dele.
E no entanto, era as nossas enfermidades que ele levava sobre si, as nossas dores que ele carregava.
Mas nós o tinhamos como vítima do castigo, ferido por Deus e humilhado.
Mas ele foi trespassado por causa de nossas transgressões, esmagado em virtude de nossas iniqüidades.
O castigo que havia de trazer-nos a paz, caiu sobre ele, sim, por suas feridas fomos curados.
Todos nós como ovelhas, andávamos errantes, seguindo cada um o seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
Foi maltratado, mas livremente humilhou-se e não abriu a boca, como cordeiro conduzido ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença de seus tosquiadores ele não abriu a boca.
Após a detenção e julgamento, foi preso. Dentre os seus contemporâneos, quem se preocupou com o fato de ter ele sido cortado da terra dos vivos, de ter sido ferido pela transgressão do seu povo?
Deram sepultura com os ímpios, o seu túmulo está com os ricos, se bem que não tivesse praticado violência nem tivesse havido engano em sua boca.

Mas o Senhor quis feri-lo, submetê-lo à enfermidade. Mas, se ele oferece a sua vida como sacrifício pelo pecado, certamente verá uma descendência, prolongará os seus dias, e por meio dele o desígnio de Deus há de triunfar.
Após o trabalho fatigante de sua alma ele verá a luz e se fartará. Pelo seu conhecimento, o justo, meu Servo, justificará a muitos e levará sobre si as suas transgressões.
Eis porque lhe darei um quinhão entre as multidões; com os fortes repartirá os despojos, visto que entregou sua alma à morte e foi contado com os transgressores, mas na verdade levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores fez intercessão.

Fonte: acidigital

Diante da Cruz - Aline Barros


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Destino: Porto Walter

Quando esse texto for postado (assim espero) já estaremos acima do Rio Paraná dos Mouras à bordo de um batelão com destino à Porto Walter, navegando pelo Juruá. Ali passaremos a noite de quinta, a sexta-feira e o sábado.

Com exceção do meu avô e do meu pai que tem verdadeira fobia a assaltos, a marginais e a tudo o que é risco à segurança residencial, lá vamos nós, confiantes em Deus e na família.

Não será exatamente um passeio. Levaremos provas para corrigir, e o planejamento de algumas aulas. Iremos à igreja e celebraremos a Páscoa de baixada.

Dependendo do sinal de internet, manterei um contato ainda hoje.

Pelo sim, pelo não, FELIZ PÁSCOA!

Hoje é o Dia da Mentira. É verdade...


Dia da mentira

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: Wikipédia.